Tecnologia responsável: qual o impacto na estratégia para os negócios?

Entenda como aplicar de forma eficiente a tecnologia responsável em sua empresa para criar oportunidades de negócio.

Os termos tecnologia responsável e inovação caminham juntos no mundo dos negócios. Cada vez mais, eles devem fazer parte da rotina de empresas que buscam se diferenciar positivamente no mercado. Atrair clientes e investidores, buscar a eficiência e cumprir as regras do setor de atuação são apenas alguns dos motivos para tornar a tecnologia responsável uma tendência indispensável aos negócios. Saiba o que é, quais são seus desafios, quais as oportunidades e como aplicar a tecnologia responsável com excelência.

O que é tecnologia responsável?

Também conhecida como tecnologia ética ou tecnologia consciente, é uma abordagem que visa garantir que o desenvolvimento, a implementação e o uso de novas tecnologias ocorram de maneira segura e sustentável.

Ao reconhecer que a tecnologia não é neutra, ou seja, ela causa um impacto na sociedade, as empresas passaram a se preocupar intensamente com a responsabilidade da tecnologia.

Quando a tecnologia responsável é aplicada em empresas, ela minimiza potenciais efeitos negativos da tecnologia na sociedade, meio ambiente e nos indivíduos, enquanto maximiza os benefícios aos negócios.

Rosi Teixeira, Head de Tecnologia e Comunidades na Thoughtworks fez uma declaração sobre o resultado do relatório “O impacto da tecnologia responsável nas cadeias de valor” compartilhado pela MIT Technology Review Brasil: “Esse é um tema muito relevante para a sociedade, mas há uma grande confusão no que diz respeito ao que vem a ser tecnologia responsável. Isso é absolutamente normal nesse momento, pois esse é um conceito que está em definição e que dialoga com outros temas que, dentro da área de conhecimento de tecnologia, nós já vínhamos discutindo, como segurança e a ética”.

Impactos da tecnologia responsável

Os avanços tecnológicos estão ocorrendo em ritmo desenfreado. O que muitas empresas não enxergam é que ao adotar tecnologias emergentes, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, automação, internet das coisas, entre outras, para melhorar seus processos, produtos e serviços, acabam gerando impactos negativos.

Na jornada pela transformação digital, as empresas devem assumir que a tecnologia responsável é uma aliada e manter certos cuidados para que os efeitos sejam positivos.

Vamos conhecer alguns dos impactos da tecnologia responsável:

  • Confiança dos clientes: A tecnologia responsável engloba a proteção da privacidade dos dados dos clientes, a transparência sobre o uso de tecnologias e a garantia de que os produtos ou serviços não causem danos. Dessa forma, sua empresa se torna mais confiável perante os clientes. Em um cenário competitivo, suas soluções devem se destacar diante da concorrência.
  • Conformidade com regulamentações: Com as regulamentações específicas criadas em cada país, adotar práticas responsáveis em relação à tecnologia desde o início permite que as empresas estejam em conformidade com essas leis e evitem problemas legais no futuro.
  • Atração e retenção de talentos: Profissionais preocupados com questões éticas e sustentáveis buscam trabalhar em empresas que compartilham desses valores. Quando sua empresa está posicionada de maneira responsável à tecnologia, se torna mais atraente para esses profissionais e o resultado é o aumento na retenção de talentos.
  • Redução de riscos: O uso não ético ou irresponsável de tecnologia pode levar a escândalos públicos, processos judiciais e danos irreparáveis à reputação, resultando em perdas financeiras. A tecnologia responsável auxilia a mitigar esses riscos.
  • Inovação com propósito: Empresas que buscam desenvolver tecnologias responsáveis podem se concentrar em soluções que abordam problemas sociais e ambientais, gerando um impacto positivo na sociedade e no planeta.
  • Sustentabilidade a longo prazo: Ao considerar os impactos sociais e ambientais de suas tecnologias, as organizações podem construir modelos de negócios mais sustentáveis a longo prazo.

Benefícios comerciais da tecnologia responsável

Ainda de acordo com o relatório “O impacto da tecnologia responsável nas cadeias de valor”, empresários elencaram quais são os benefícios comerciais mais tangíveis que a tecnologia responsável trouxe para as organizações.

No Brasil, o destaque foi para a melhoria da colaboração com parceiros e fornecedores, atração e retenção de talentos, melhoria na percepção da marca e melhoria da sustentabilidade.

Entre as práticas de tecnologia responsável mais adotadas no Brasil estão a acessibilidade e design inclusivo, a eliminação dos vieses em inteligência artificial e a privacidade e segurança de dados.

Já em relação à adoção da tecnologia responsável, o relatório traz uma informação de destaque. Para 55% dos executivos no país entrevistados, o maior obstáculo para a adoção da tecnologia é a falta de conscientização da alta administração que pode minar qualquer tentativa. “Se não houver patrocínio institucional, a ideia morre dentro das outras prioridades”, esclarece Rosi.

Durante o estudo, foram identificados esforços para resolver as dores das empresas, mas sem a devida meta estabelecida para envolver colaboradores e o comprometimento da alta gestão não foi possível dar sequência à estratégia de adoção da tecnologia responsável.

Os desafios estão presentes, mas ao adotar práticas responsáveis, as empresas posicionam-se como agentes de mudança positiva e contribuem para um futuro mais ético e sustentável.

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