O crescimento do setor de serviços e a necessidade de uma gestão eficaz

O colapso social e econômico causado pela pandemia trouxe a urgência de mudança nos modelos de negócio, impactando principalmente na gestão de serviços. Nesse artigo, ajudamos você a entender o conceito de "gestão de serviços" e porque aplicá-la nas empresas torna possível alcançar um novo patamar dentro do mercado competitivo.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em agosto de 2021 o volume de serviços subiu 0,5% frente a julho (na série com ajuste sazonal), acumulando ganho de 6,5% nos últimos cinco meses. Assim, o setor de serviços se encontra 4,6% acima de fevereiro de 2020 (período pré-pandêmico) e alcança o patamar mais elevado desde novembro de 2015.

O setor de serviços mantém sua trajetória de recuperação em agosto, sobretudo nos serviços considerados não presenciais, mas também nos presenciais, com o avanço da vacinação e o aumento da mobilidade das pessoas. Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas por determinação de governos locais em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

O colapso social e econômico causado pela pandemia trouxe a urgência de mudança nos modelos de negócio, impactando principalmente na gestão de serviços. Hoje, 20% do PIB mundial é investido na execução delas e, consequentemente, a gestão de projetos tornou-se uma área com enorme expressão, segundo o IBMEC.

Dentre as principais funções do gerenciamento de projetos estão: Garantir a fluidez e manutenção eficiente de todos os departamentos, a melhor metodologia possível a ser aplicada, acompanhar o desempenho dos colaboradores, além de ser responsável pela motivação das equipes em obter os melhores resultados.

As mudanças corporativas trazidas pela transformação digital são contínuas e imprevisíveis. No cenário em que tudo se transforma em ciclos curtos, a forma de gerenciamento de projetos também precisa mudar. É preciso planejar detalhadamente, mas entregar resultados em prazos cada vez menores; elaborar processos, mas também testar modelos simplificados; investir no processo que traz mais resultados, mas experimentar novas práticas.

É aí que entra a escolha da metodologia híbrida e sua importância na sobrevivência empresarial dentro do “novo-normal” (definição do período pós-pandêmico).

Antes de entender a importância é preciso entender o contexto. O gerenciamento de projetos possui duas metodologias:

1. As metodologias tradicionais

O foco das metodologias tradicionais está no planejamento, que deve ser feito de forma minuciosa antes do início de um projeto. Uma vez dada a largada nas atividades se torna praticamente impossível que sejam feitas alterações.

Em quais tipos de projetos as metodologias tradicionais são aplicadas?

Essas metodologias são mais adequadas para grandes projetos de infraestrutura e que necessitam de muito cuidado para serem realizadas, como prédios, pontes, fabricação de peças, etc. Os últimos anos trouxeram, junto da tecnologia, a necessidade de formas mais flexíveis na realização de um projeto. E nesse contexto surgiram as metodologias ágeis.

2. As metodologias ágeis

A principal característica das metodologias ágeis não é a velocidade, mas a resiliência. Nas metodologias tradicionais é feito um planejamento minucioso e rigidamente programado. Nas metodologias ágeis o escopo sofre alterações conforme as demandas vão surgindo. Os ciclos de trabalho são curtos, permitindo que as novas demandas incluídas em ciclos futuros sejam executadas mais rapidamente. É também estabelecido um objetivo final, e os detalhes sobre o andamento do projeto são planejados ao longo de sua execução.

Em relação às metodologias tradicionais, o projeto precisa sair exatamente como foi planejado. Já as metodologias ágeis dão mais valor ao prazo, já que o projeto pode ser entregue antes de ser concluído para que sejam realizados testes e posteriormente, caso se faça necessário, receber novas funcionalidades.

Em quais tipos de projetos as metodologias ágeis são aplicadas?

As metodologias ágeis surgiram na área de desenvolvimento de software. Atualmente nada impede que elas sejam utilizadas em outras áreas, desde que o projeto não exija planejamentos rígidos e detalhados. Geralmente as metodologias ágeis funcionam com eficácia em projetos que possuam começo, meio e fim.

A metodologia híbrida

Ambos possuem vantagens e desvantagens, que irão variar de acordo com a necessidade de cada projeto. Tendo isso em vista, algumas organizações passaram a adotar a metodologia de gestão híbrida, que traz o cumprimento de importantes etapas no planejamento e documentação, enquanto trazem soluções rápidas através da adoção de métodos ágeis.

É possível mesclar metodologias ágeis e tradicionais de diversas maneiras, lembrando sempre de priorizar as necessidades da sua organização.

1. Planejamento Tradicional + Execução Ágil

É uma fórmula praticamente isenta de erros. Na fase de planejamento, utiliza-se o critério tradicional na arquitetura do projeto, no escopo de forma detalhada e até cria-se uma EAP. Na fase de execução valer-se de recursos como: Product backlog, sprints, entregas interativas, etc. (o melhor da metodologia ágil).

2. Utilizar os controles tradicionais

Apesar da praticidade e rapidez na execução, os métodos ágeis possuem menos componentes de controle que as metodologias tradicionais. Seu projeto necessita de uma execução ágil, mas sem a perda de controle (cronograma, qualidade, escopo, testes, etc.) que um método tradicional oferece.

3. O uso da tecnologia

Independentemente da metodologia escolhida, o importante é que você possua as ferramentas adequadas para a execução dos processos. Por isso, o uso da tecnologia é essencial para que os projetos da sua empresa se mantenham organizados e bem gerenciados.

Utilizar planilhas, entretanto, pode vir a ser um problema. Elas não foram projetadas visando o gerenciamento de projetos, o que resulta em desorganização, falta de controle e recursos que poderiam ser úteis. É por isso que, nos últimos anos, o mercado vem adotando cada vez mais o uso de softwares de gerenciamento de projetos. Esses softwares possuem recursos específicos para relatórios gerenciais, geração de gráficos, cálculo de gastos e prazos além de muitas outras soluções na busca de facilidade e confiabilidade de processos.

A gestão de projetos perfeita é aquela que respeita a cultura da sua empresa e os prazos estabelecidos, além do equilíbrio entre a metodologia de controle e armazenamento de relatórios tradicionais e a execução que os métodos ágeis oferecem.

A Okser oferece o melhor dos dois mundos no gerenciamento de projetos: O MARIProject é ferramenta indispensável para gestores que precisam de eficiência na condução das tarefas.

Com ela você tem ajuda no controle dos projetos de forma completa, desde o cálculo e gerenciamento de recursos, de compra, controle de tempo e faturamento. Os dados estão em um único sistema e seus colaboradores têm acesso à mesma base de dados, o que permite uma análise sempre atualizada das tarefas.

A integração das funcionalidades de Gerenciamento de Projetos do MARIProject com o SAP Business One possibilita a redução de erros na alimentação de dados. Desde a economia de tempo e custeio do projeto até relatórios poderosos e precisos de forma prática, além de uma interface simples e intuitiva, o software possibilita a gestão dos projetos de sua empresa.

Quer saber mais? Conheça a solução completa e solicite uma demonstração com nossos especialistas.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista