Previsão de crescimento dos gastos com TI na América Latina em 2023 animam o setor

Mesmo diante dos desafios, os gastos com TI vão superar o crescimento do PIB, segundo IDC.

O segmento de tecnologia da informação tem muito a comemorar, pois em 2023 as tendência é que as empresas aumentem os investimentos na área. Essa foi apenas uma das revelações do estudo feito pelo IDC FutureScape: Latin America Predictions 2023 da IDC Latin America. Apesar da ótima expectativa de crescimento para o setor de TI em 2023 e nos próximos anos, a tecnologia continua enfrentando barreiras e elas estão onde menos se espera: nas pessoas. Sem uma mudança cultural, evidenciando a confiança em um futuro automatizado, os desafios serão maiores, pois quanto menor o interesse em capacitação de pessoas, maior será a lentidão da transformação digital.

Confira, a seguir em nosso material, as principais tecnologias que estarão em evidência em 2023.

Revelações do estudo

Líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo, os estudos e projeções do IDC são aguardados pelo mercado e recebidos com muito entusiasmo.

De acordo com Alejandro Floreán, vice-presidente de Pesquisa e Consultoria da IDC Latin America, os gastos corporativos com TI crescem à margem do restante da economia. A análise de Floreán também aponta que “o investimento em tecnologias com foco em negócios, como nuvem, redes, armazenamento e outros serviços profissionais, aumentará cerca de 12%. Além disso, as tecnologias digitais emergentes, como inteligência artificial, machine learning, automação e robótica, devem crescer 69% até o ano que vem, o que representa 32 vezes mais do que a taxa de crescimento da economia latino-americana em recessão”.

Top 10 destaques da tecnologia em 2023

1. Conectividade, segurança e computação

As 5 mil maiores empresas da América Latina devem concentrar mais de 35% dos orçamentos de TI em conectividade, segurança e computação. Esta previsão deve se manter até 2028 mostrando que ainda há muito espaço para avanço. Com CIOs se concentrando em atividades de governança e gerenciamento de TI, com foco em seu core business, as equipes autônomas focam em resolver rapidamente os problemas, abrindo espaço para a expansão dos negócios.

2. Investimento em tecnologia 'tech by wire'

A tecnologia tech by ware, ou seja, tecnologia por fio que reúne a inteligência artificial e dados para tomar decisões mais assertivas (e confiáveis) está na mira dos empresários. Até 2026, 40% da infraestrutura de TI adotará essa tecnologia. O desafio está na necessidade que as equipes de TI desenvolvam habilidades fundamentais para entregar o máximo valor às organizações em que atuam.

Pietro Delai, diretor de Soluções Empresariais da IDC Latin America faz um alerta ao gerenciamento da tecnologia: "As empresas terão que construir plataformas de controle e adotar sistemas flexíveis para não sobrecarregarem seu pool atual de talentos de TI".

3. Lacuna de capacitação em TI

Se antes a tecnologia parecia algo distante, agora ela está presente em nossa rotina, seja pessoal ou corporativa. E acompanhar a evolução é quase impossível, mas nem por isso devemos deixar de tentar. Nesta corrida contra o tempo e o avanço da necessidade de atualização, a IDC prevê que até 2026, 70% das empresas não aproveitarão totalmente o valor agregado que a nuvem, os dados e a automação podem oferecer.

Garantindo um papel cada vez mais estratégico, o setor de TI e fornecedores relacionados à tecnologia devem estar alinhados ao RH para promover a colaboração entre departamentos, treinamentos aos profissionais, boas chances de atração e retenção de talentos.

4. Soberania de dados

O estudo da IDC revelou que até 2026 a prioridade dos dados nas organizações levará os CIOs a promoverem mudanças nas equipes, orçamentos e processos operacionais em mais de 30% dos ativos de dados e TI.

Trata-se de um desafio complexo inserido em um contexto em que as fronteiras digitais estão desaparecendo. Será importante ter leis e normas claras que regulem os serviços digitais”, comenta Floreán.

5. As a Service

O termo XaaS (Everything as a Service) deve se popularizar e ganhar evidência nas organizações. Você já o conhecia?

Ele se refere à entrega e gerenciamento de qualquer tecnologia (geralmente hardware ou software) como um serviço de nuvem por um provedor terceirizado, e uma alternativa ao seu fornecimento e instalação in loco. Seu pagamento é feito diante do uso, trazendo mais flexibilidade às empresas. Assim, ele pode proporcionar uma economia de custos, mas também dificulta as projeções, já que em um período o gasto pode ser superior ao calculado.

6. Experiência incluída

Profissionais de TI com experiência de mercado: vocês estão em alta. Quem visa se destacar ainda mais deve ficar de olho no modelo como serviço que também reduz o déficit de profissionais no mercado.

Até 2026, na América Latina, 30% das ofertas de aaS nas áreas de segurança e operações comerciais devem ter "experiência incluída". "A necessidade de encontrar especialistas em TI impulsionará a adoção do modelo como serviço na região, pois facilitará o compartilhamento de conjuntos de habilidades", explica Anesini

7. Contratempos na cadeia de suprimentos

Poderíamos avançar a passos mais largos, mas algumas questões fogem do alcance, como o gargalo na cadeia de suprimentos. Quem acha que a escassez de silício observada durante a pandemia foi um caso isolado, se engana.

Nos próximos anos, 20 lançamentos de produtos digitais de alta visibilidade – que dependem de automação inteligente e entrega de aaS – enfrentarão atrasos significativos devido a esses problemas, assim como infraestrutura 5G, computação em nuvem e ecossistema de desenvolvedores.

8. Modernização de TI

Para acompanhar a atualização das tecnologias, as empresas da América Latina devem agir para modernizar sua infraestrutura de tecnologia para garantir que os dados possam ser compartilhados Um problema recorrente é a falta de conexão entre servidores dentro da própria organização. Com sistemas de controle isolados, elas acumulam custos de conectividade e não mantêm os dados totalmente integrados.

De acordo com projeções da IDC, até 2027, 25% das empresas enfrentarão problemas ao usar ofertas de tecnologia por fio. “Tentar obter consistência no uso de várias plataformas baseadas em planos de controle representará desafios operacionais e de segurança para as organizações de TI”, analisa Delai.

9. Mudança cultural

Estamos quase ao final da lista, mas nem por isso o tema mudança cultural deve ser tratado com menor prioridade. Aproximadamente 50% das 5 mil maiores organizações latino-americanas experimentarão um crescimento mais lento devido à falta de confiança nas tecnologias digitais emergentes por parte dos líderes empresariais.

Sobre o assunto, Anesini alerta: "É preciso tempo e determinação para identificar aplicações que possam ser automatizadas e as lacunas de competências a serem preenchidas. Isso não acontece da noite para o dia".

10. Visão artificial

Novos produtos ou processos devem contar com a visão artificial como recurso. A tecnologia não é novidade, mas deve deixar de ser restrita e acelerar ainda mais o crescimento de empresas. "Existe uma grande oportunidade para as indústrias 'Digital First' nas áreas de varejo, entretenimento e manufatura", conclui Floreán que acrescenta o quanto é necessário impulsionar a conectividade e investir nessa “visão de máquina” do futuro para garantir o sucesso com a transformação digital.

E sabe quem pode impulsionar a inovação em sua empresa? A Okser. Através de nossas soluções que descomplicam a rotina dos negócios, a tecnologia vira sua aliada, favorecendo um crescimento seguro e lucrativo. Entendemos os desafios de cada setor e as particularidades de cada negócio. Se você almeja construir um futuro de sucesso, fale hoje com o time de especialistas Okser.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista