Por que integrar sistemas otimiza o tempo das operações na sua empresa?

Não é de hoje que líderes e gestores entendem a importância da integração de sistemas, ou seja, de garantir que suas múltiplas plataformas estejam conectadas, trocando informações de forma automatizada.

Para você ter ideia, 33% das empresas já utilizam alguma tecnologia capaz de otimizar e/ou gerar mais flexibilidade nas informações organizacionais, segundo um estudo da Delloite.

Assim, é possível perceber que uma parcela considerável das instituições já utiliza ferramentas capazes de entregar informações rápidas e agilizar todo o processo de centralização dos dados de maneira segura e estratégica, sendo esse, inclusive, um diferencial para que elas se mantenham competitivas no mercado.

Por conta dessas vantagens, neste artigo abordaremos os principais motivos para integrar seus sistemas em uma única plataforma. Confira!

O que muda ao integrar os sistemas da sua empresa?

A integração dos sistemas é um processo no qual as plataformas são unificadas em uma só interface. Essa associação de diferentes programas pode ser feita mesmo que eles não possuam, a princípio, qualquer comunicação entre si.

A ideia de integrar sistemas serve justamente para aumentar a eficiência em diversos quesitos dentro de um empreendimento, uma vez que torna possível centralizar todas as informações de diferentes soluções em uma única plataforma.

Essa necessidade surgiu quando diferentes softwares (destinados à logística, controle financeiro e marketing, por exemplo) foram desenvolvidos para descomplicar o dia a dia das empresas. No entanto, a troca de informações entre essas plataformas se tornou complexa, já que cada uma delas foi desenvolvida de maneira personalizada e com um fim específico.

Por isso, surgem soluções para descomplicar esses empecilhos ao integrar sistemas e modernizar as operações, permitindo que as soluções possam conversar entre si.

A seguir, entenda mais alguns dos benefícios ao integrar os sistemas e plataformas dentro das empresas:

1) Otimiza a jornada do cliente e evita erros manuais com a integração de sistemas

Muitas organizações trabalham com diferentes sistemas para as variadas funções que são realizadas durante o seu dia a dia. Isso acaba sendo ineficiente por diversos motivos, como, por exemplo, ocorrência de erros manuais, que contribuem para bugs e sobrecargas nos sistemas.

Na prática, imagine a situação em que o primeiro contato com um cliente aconteça por meio de chatbot em um site. O robô com certeza irá pedir alguns dados para analisar a situação e, caso necessário, poderá passar ao atendente humano.

Sem uma integração nos sistemas, a plataforma em que o colaborador opera pode não ter os dados já solicitados do cliente e, para conseguir, terá duas opções: fazer o caminho até o sistema do chatbot (se tiver permissões para isso) ou pedir novamente os dados.

Além de gerar incômodo, principalmente para o cliente, esse processo redundante é passível de erros. As informações passadas podem ser incoerentes ou os dados podem acabar sendo copiados errado. A integração, por sua vez, evita essas falhas.

2) Capacidade de monitorar o desempenho do negócio

Se o colaborador encontra dificuldades na organização das informações, o gestor acaba tendo que lidar com ainda mais trabalho. Nesses casos, existe uma grande necessidade do domínio de todas as ferramentas, principalmente se o líder deseja monitorar o desempenho de métricas, seja da empresa ou do seu liderado.

Para visualizar, basta considerarmos o cenário em que seu negócio conta com três sistemas diferentes e cada um com uma interface particular que traz dados complementares, mas de maneiras distintas, com visões alternativas. Como você faria para unir todas as métricas da maneira mais assertiva?

Realizar essa integração de forma manual não apenas levaria muito tempo, como também seria passível de erros humanos.

Ainda, a concretização desses riscos afetaria diretamente outras áreas, principalmente aquelas responsáveis pela tomada de decisões baseada em dados, que poderiam ter acesso a informações pouco precisas, comprometendo os resultados esperados.

3) Redução dos custos na integração de sistemas

A redução de custos também entra em pauta quando o assunto é a integração de sistemas. Lembre-se bem dos dois tópicos anteriores, onde há uma série de erros que podem acontecer e horas a mais gastas para solucionar tudo manualmente.

Falhas e tempo podem ser facilmente convertidos em dinheiro, pois para corrigir a falta de integrabilidade é necessário ter equipes maiores ou oferecer horas extras aos colaboradores da empresa.

Dessa forma, integrar sistemas disponibiliza ao colaborador um tempo maior para realizar outras tarefas mais estratégicas para o crescimento do negócio, já que ele não precisará separar uma parte do seu dia com um operacional que pode ser automatizado.

Por isso, no fim das contas, buscar soluções tecnológicas ajuda a aumentar o foco da equipe e diminuir os gastos.

4) Melhora a tomada de decisão

Quando você faz uma boa gestão na observação do desempenho, é possível tomar decisões bem mais assertivas para o seu negócio. Essa é uma questão bastante simples, mas que precisa ser abordada porque muitas empresas não aplicam isso no dia a dia.

Como cobrar um tempo de atendimento menor dos seus colaboradores se você não tem estatísticas robustas sobre o trabalho geral da empresa? Metas são decisões que não podem ser tiradas de um desejo utópico, mas, sim, de dados consistentes.

Por isso, integrar sistemas melhora a tomada de decisão justamente porque auxilia na coleta de relatórios com maior facilidade e melhor qualidade.

5) Integração de sistemas e a comunicação banco a banco

Como abordamos antes neste artigo, o processo da integração de sistemas faz com que essas diferentes plataformas se comuniquem de uma maneira clara para todos da empresa.

Nesse caso, a comunicação banco a banco acaba sendo beneficiada, gerando maior velocidade em todos os processos que serão realizados.

É essa interação que faz com que todos os benefícios citados acima sejam possíveis. Sem ela, o colaborador ainda estaria passível de erros humanos e o gestor teria as mesmas dificuldades de fazer relatórios como antes da integração.

Mas, para que possa ser realizada uma comunicação banco a banco eficiente, é preciso desenvolver estratégias bem definidas e alinhadas às metas sobre o que deve ser melhorado.

6) Melhora a qualidade de atendimento e satisfação do cliente

Por fim, temos a melhora na qualidade da gestão. Afinal, se toda operação caminha para um bom trabalho, quem também se beneficia é o consumidor. Isso porque, uma integração eficiente contribui para que ele tenha uma boa experiência, ágil e sem estresse.

E como realizar a integração de sistemas?

Diante dos benefícios e soluções, líderes de empresas de todos os portes e segmentos estão atentos à modernização da integração dos sistemas.

No entanto, nem sempre essa integração entre as soluções acontece. Muitas vezes porque o mercado exige investimentos financeiros altos e o processo de implantação é complexo, o que acaba dificultando os processos subsequentes à integração.

Para resolver isso, o ideal é encontrar uma plataforma que possua um bom custo-benefício e que consiga realizar as integrações por meio da nuvem, para otimizar a implantação.

Agora que você já conhece os principais benefícios da integração de sistemas, pode conhecer melhor uma solução que pode ser perfeita para o seu negócio – o Integra.Sky. Saiba como: aqui.

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