KPIs: Quais os 10 mais populares da área financeira?

Confira os 10 KPIs mais relevantes para a gestão financeira empresarial.

Ao se deparar com o termo KPI você já sabe que vamos falar de Indicadores-Chave de Desempenho que devem ser observados em um negócio. Eles trazem valores quantitativos para medir processos internos. Os KPIs também são relevantes para promover uma eficiente gestão financeira empresarial. A seguir, vamos abordar com mais detalhes qual sua importância e quais são os indicadores do setor financeiro que você deve acompanhar.

O que são KPIs?

Já demos um spoiler, mas vamos reforçar a importância do KPI para promover o acompanhamento e gerenciamento das estratégias em empresas. Os KPIs dividem-se em indicadores de produtividade, de qualidade, de capacidade e indicadores estratégicos e, ao contrário do que muitos podem pensar, eles não são sinônimos de métrica.

Calma, vamos explicar. A métrica pode virar um indicador-chave de performance se apoiar nas tomadas de decisão dentro da empresa. Caso contrário, ela não será desprezada, mas sim tratada como um número em um relatório, podendo gerar insights. Traduzindo: um KPI é formado por métricas e ambos possuem funções complementares.

Como definir KPIs para os negócios?

Cada setor da empresa deve contar com sua própria combinação de KPIs. A definição também depende do mercado em que você atua e da sua realidade atual.

Na hora de definir os indicadores ao seu negócio, você também deve saber que os KPIs se encaixam em duas categorias: principais e de atraso. KPIs principais podem prever o que acontecerá no futuro, trazendo uma oportunidade de se preparar para enfrentar os desafios. Por exemplo, um aumento no tamanho do contrato ou no número de funcionários (que impacta na folha de pagamento) pode prever o crescimento da receita.

Já os indicadores de atraso medem as consequências das ações, observando o histórico dos resultados anteriores. Como, por exemplo, A receita recorrente mensal e a rotatividade de funcionários são dois exemplos desse tipo de KPI.

10 KPIs financeiros mais populares e suas funções

1. Margem de lucro bruto

Este KPI mede a quantidade de dinheiro que sobra das vendas do produto após subtrair o custo das mercadorias vendidas (COGS). Uma margem de lucro bruto elevada denota que a empresa está eficazmente transformando seu produto ou serviço em ganhos financeiros.

O custo das mercadorias vendidas abrange o montante global necessário para fabricar um produto ou fornecer um serviço, englobando os custos de materiais e mão de obra. As vendas líquidas representam a receita líquida após a dedução de devoluções, descontos e subsídios concedidos nas vendas.

2. Margem de lucro operacional

A margem de lucro operacional reflete a parcela de lucro gerada por uma empresa a partir de suas operações, antes de considerar impostos e juros. O aumento nas margens operacionais pode sugerir uma gestão mais eficaz e controle de custos dentro da empresa.

Para calcular o lucro operacional, é necessário subtrair do total de vendas os custos das mercadorias vendidas (COGS), as despesas operacionais, bem como as despesas de depreciação e amortização.

3.Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional (OCF) representa a quantia de dinheiro que uma empresa produz através de suas atividades operacionais habituais. Essa medida fornece à empresa uma visão de quanto capital está disponível para despesas imediatas e se é necessário implementar cortes nos gastos.

Além disso, o OCF pode identificar desafios, como atrasos significativos no pagamento por parte dos clientes ou inadimplência. Existem duas maneiras de calculá-lo: pelo método direto e indireto.

4.Índice atual

O índice atual, também conhecido como índice de capital de giro, avalia a capacidade de uma empresa de honrar suas obrigações financeiras. Quando o índice de capital de giro é igual a 1 ou maior, isso indica que os ativos da empresa superam o valor de seus passivos. Normalmente, as empresas almejam uma proporção de 1,5 a 2, e qualquer índice abaixo de 1 sugere possíveis desafios financeiros futuros.

5. Índice de liquidez

O índice de liquidez (ou índice de teste ácido) avalia a capacidade de uma empresa de cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo, verificando se ela possui ativos em quantidade suficiente para quitar seus passivos atuais.

Ele é representado numericamente, e quando é igual a 1.0, isso indica que a empresa possui recursos suficientes para cobrir suas dívidas. Qualquer valor abaixo de 1.0 pode sinalizar que o modelo de negócios da empresa enfrenta desafios de viabilidade.

6.Retorno sobre ativos (ROA)

O retorno sobre ativos avalia a rentabilidade da empresa em relação ao seu patrimônio total. Também conhecido como retorno sobre investimento (ROI), este popular KPI financeiro revela se uma empresa é verdadeiramente eficaz ao utilizar seus ativos para gerar lucros.

Um ROA mais elevado indica uma operação mais eficiente. Para calcular o valor médio total dos ativos, basta somar o valor de todos os ativos no final do ano corrente com o valor de todos os ativos do ano anterior, e depois dividir essa soma por dois.

7. Dias a pagar pendentes (DPO)

O período médio que uma empresa leva para efetuar pagamentos aos seus credores e fornecedores é denominado DPO, ou dias a pagar pendentes. Essa métrica auxilia organizações a avaliar seu controle sobre o fluxo de caixa, se está aproveitando oportunidades de desconto para pagamentos antecipados ou pontuais a fornecedores e se está estabelecendo relacionamentos sólidos com esses parceiros comerciais.

8.Dias de vendas pendentes (DSO)

Este KPI indica a média de tempo necessário para que os clientes efetuem pagamentos a uma empresa em troca de produtos e serviços. Um maior número de dias de vendas pendentes indica que a empresa enfrenta demoras no recebimento de pagamento, o que pode desencadear desafios no gerenciamento do fluxo de caixa.

Normalmente, um DSO (Days Sales Outstanding) mais baixo é preferível, embora esse número apresente uma tendência a aumentar durante períodos de incerteza econômica ou recessão.

9.Cash Runway/Índice de consumo líquido

O Conceito de Prazo de Caixa revela o período de tempo restante para que uma empresa esgote seus recursos financeiros, com base em seu saldo disponível atual e em suas despesas mensais.

O KPI auxilia as empresas a compreender quando é necessário reduzir despesas ou obter financiamento adicional. Se o Prazo de Caixa diminuir ao longo do tempo, isso indica que a empresa está gastando além de suas possibilidades financeiras.

O Prazo de Caixa está relacionado com o índice de consumo líquido que quantifica o montante de dinheiro que uma empresa gasta durante um período específico, geralmente mensal.

10. Índice de variação do orçamento

Este indicador traz índice de variação do orçamento que confronta os gastos ou vendas efetivos de uma empresa em uma determinada área com os valores planejados no orçamento.

Embora os orçamentos costumam se concentrar nas despesas, essa análise de variação pode igualmente comparar a receita real com a prevista. A análise de variação auxilia os líderes de pequenas empresas a identificar áreas onde estão ocorrendo gastos excessivos, indicando que essas áreas podem requerer atenção adicional. Ao mesmo tempo, ela também revela partes do negócio que superaram as expectativas, justificando investimentos adicionais.

Como gerenciar KPIs?

Após conhecer os 10 indicadores financeiros mais populares para negócios, você pode calcular os KPIs da sua empresa e vamos indicar o melhor caminho.

Conte com a tecnologia de um software de gestão integrado ao ERP para trazer melhores resultados. Sim, você terá que abandonar as planilhas. Apenas o ERP pode exibir informações em dashboards que são atualizados em tempo real e distribuem relatórios automaticamente para todos os stakeholders relevantes.

Acompanhar os KPIs de forma dinâmica no ERP trará uma noção real de como sua empresa está progredindo em direção às metas e se estão financeiramente íntegras ou indo na direção errada.

Conheça SAP Business One

Analisar dados de forma clara e transparente, visualizar e gerir processos, obter informações e identificar gargalos são apenas algumas das necessidades das empresas em crescimento. Independente do seu setor, o ERP SAP Business One é a inovação tecnológica que seu negócio precisa para administrar os KPIs com eficiência.

Conheça o módulo focado em Gestão Financeira, uma solução que abrange:

  • Razão e lançamentos contábeis
  • Contabilidade de custos e monitoramento de custos de projetos
  • Gerenciamento de orçamentos e fluxo de caixa
  • Processamento de extratos e serviços bancários
  • Pagamentos e reconciliações
  • Declarações financeiras e relatórios
  • Apuração de impostos
  • Multi-moedas
  • Gestão de ativos fixos
  • Entre outros

O sistema é escalável e flexível, permitindo o acesso de qualquer lugar, seja no escritório ou fora dele, e ainda poderá escolher entre as versões On Premise (aquisição de licenças) ou Cloud (ERP na nuvem).

O melhor: você ainda conta com add-ons desenvolvidos pela Okser para promover uma Gestão de Finanças com excelência.

O tempo dispensado pelos usuários para a elaboração do fluxo de caixa de modo operacional e a dificuldade em manter a integridade das informações analíticas prejudicam a visão 360° da saúde econômica e financeira de uma empresa.

Se você tem problemas para identificar os fatores que drenam a capacidade de gerar e armazenar os recursos de seu negócio, chegou o momento de conhecer OKSOne_Finanças, a solução pensada para simplificar a rotina. É hora de turbinar o desempenho dos negócios e manter os KPIs sob controle com o apoio da Okser.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista