Fluxo de caixa: importância de ter uma camada de serviços financeiros simplificados

O setor financeiro pode ser considerado como o coração de qualquer empresa. É através dele que fica clara a situação real da organização em termos de caixa, identificando se há a oportunidade de fazer investimentos para melhorar a operação ou se existe a necessidade de recorrer a alguma solução para sair do vermelho. Para ter visibilidade disso, é preciso recorrer à análise do fluxo de caixa.

A partir do trabalho para mapear despesas e recebimentos, fica mais claro se a sua empresa está operando de forma positiva ou negativa. Mas o que realmente significa fazer um fluxo de caixa?

Ao longo do conteúdo, você vai entender os detalhes sobre o tema e conhecer o melhor caminho para simplificar seus processos financeiros, seja quando precisar reverter uma situação negativa no fluxo de caixa ou conseguir ter mais força para fazer novos investimentos.

Confira na íntegra a matéria completa do nosso parceiro Sky.One!📄

O que é Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é um relatório financeiro que registra as entradas e saídas de caixa de uma empresa em um determinado momento. É um dos elementos mais essenciais na gestão financeira de uma empresa, pois é um importante indicador da liquidez. Ele mostra uma fotografia da situação atual do caixa e uma previsão do caixa futuro.

Dentro do relatório, é fundamental ter informações sobre as receitas e despesas da empresa. Essas informações podem ser encontradas nos registros contábeis da empresa e é importante ordená-las para conseguir apurar o saldo do período (geralmente é feita uma análise mês a mês) e estimar os fluxos de caixa futuros.

No final, é encontrado um valor de saldo, que pode ser negativo ou positivo, fazendo a subtração entre os valores que entram e os valores que estão saindo. Mas o que pode representar receita ou despesa?

  • Exemplos de receita: recebimento financeiro de vendas, cobrança de dívidas, arrendamentos, solicitação de empréstimos, juros, antecipação de recebíveis, entre outros;
  • Despesas ou desembolsos de caixa: pagamentos de faturas, pagamentos de impostos, pagamentos de salários, empréstimos, taxas, serviços de água ou eletricidade, entre outros.

Por que é importante contar com o fluxo de caixa?

A importância de preparar uma demonstração de fluxo de caixa é que ele nos permite, por exemplo:

  • Antecipar déficits futuros ou falta de caixa. Nesse caso, a empresa já consegue recorrer a medidas de financiamento ou acesso ao crédito com antecedência;
  • Estabelecer uma base sólida para solicitação de crédito. Se a decisão de buscar opções de crédito precisa ser tomada em conjunto, seja entre diretoria, investidores ou outras partes decisivas na organização, contar com um plano de negócios com o fluxo de caixa claro vai ajudar na melhor estratégia de gestão financeira;
  • Definir o plano de investimento. Caso tenhamos acumulado saldos positivos em algum período de tempo, parte desse saldo poderá ser investido no mercado com o objetivo de gerar uma fonte adicional de receita ou ampliar as atuais. Isso pode pode acontecer com investimentos em tecnologias ou equipamentos para melhorar a gestão da empresa, para citar um exemplo.

Somente com esse fluxo de caixa é que conseguimos saber rapidamente a liquidez da empresa, fornecendo informações importantes que ajudam a tomar as seguintes decisões:

  • Podemos fazer uma compra com pagamento imediato, para conseguir um desconto, ou é necessário solicitar um parcelamento?
  • Podemos conceder crédito aos nossos clientes?
  • Vamos fazer uma antecipação de recebíveis agora ou no mês seguinte?
  • Podemos pagar os boletos programados na data do vencimento ou devemos pedir um adiamento?
  • Podemos investir em novas contratações e projetos?

Além da planilha ou documento focado em acompanhar o fluxo de caixa e seus resultados ao longo do tempo, todas as informações de entradas e saídas devem constar no seu ERP.

Qual o papel do Fluxo de Caixa na hora de buscar serviços financeiros?

O fluxo de caixa também afeta a capacidade de crescimento da sua empresa. Quando ele é positivo, oferece mais capital para investir no seu plano de expansão de negócio. Afinal, quanto mais dinheiro você traz para o caixa, mais liberdade você tem para reinvestir.

Da mesma forma, o fluxo de caixa negativo força você a usar as reservas de caixa em contas a pagar, em vez de expandir o negócio.

Se você estiver enfrentando um fluxo de caixa negativo devido a problemas de pagamento dos seus clientes e por isso não consegue arcar com suas obrigações em dia, isso pode afetar sua capacidade de obter um empréstimo ou outras opções de crédito no futuro. Nesse caso, contar com os serviços financeiros é fundamental.

Entendeu a relação entre uma ponta e outra? É a partir do seu fluxo que fica claro se é necessário buscar uma solução financeira.

Se esse é o seu caso, que tal simplificar os processos financeiros, que reconhecidamente são sempre burocráticos? Aqui o melhor caminho é conectar uma camada de serviços financeiros com o seu software de gestão.

Isso mesmo! O ERP é a chave para conseguir ter acesso simplificado a soluções financeiras, já que o sistema conta com todas as informações necessárias e traz clareza sobre o seu fluxo de caixa atual. Mas será que seu ERP está pronto para antecipar recebíveis?

Que tal dar esse passo importante para sua organização, indo além do fluxo de caixa?

Se você gostou do conteúdo, pode conhecer melhor uma solução que pode ser perfeita para o seu negócio – o SAP Business One com o addon de Finanças, que potencializa as funcionalidades do ERP, para você assumir o controle do seu negócio e tornar a tecnologia sua aliada mais fiel. >> https://www.okser.com.br/financas

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista