Gestão de Centro de Custo com ERP: como funciona?

Descubra como a gestão de centro de custo via ERP pode beneficiar seus negócios.

Não são raros os casos de empresas que, diante das dificuldades na gestão de assuntos financeiros, acabam por encerrar as atividades. Nem sempre isso fica evidente nas estatísticas, mas contar com profissionais capacitados e abertos ao uso da tecnologia, é um diferencial no mercado. Quando falamos sobre a gestão de centro de custo, o ERP traz uma integração eficiente e lucrativa. Vamos entender como funciona essa relação entre a gestão de centro de custo com ERP para que sua empresa possa se beneficiar do processo.

O que é e como funciona a gestão de centro de custo?

O centro de custo é uma unidade de análise que agrupa os custos relacionados a um segmento específico da empresa, permitindo um melhor controle e monitoramento das despesas associadas a cada área.

Ao criar centros de custo, o resultado obtido é uma visão mais detalhada e precisa dos gastos da organização para beneficiar a alocação de recursos, o planejamento financeiro e a tomada de decisões. Cada centro de custo representa uma subdivisão da empresa, e os custos atribuídos a cada centro são monitorados separadamente.

Na prática, o centro de custo ajuda as empresas através da tecnologia, a avançar no tema e trazer ainda mais equilíbrio na administração de empresas.

Como ele fornece um rastreamento das informações, os gestores podem controlar saídas financeiras, além de entender quando os os custos se convertem em investimentos e quais destes são meramente despesas essenciais para a operação regular da organização.

Através de uma base de dados sólida quando integrado a um ERP, a gestão de centros de custo possui uma visão mais abrangente e de impacto para a empresa.

Origens de saídas dos recursos no centros de custo

As saídas são formadas por duas categorias distintas. Vamos a elas:

Custos Fixos

São despesas que permanecem inalteradas e, portanto, estão incluídas no planejamento de pagamentos mensais. Dessa forma, os gestores têm ciência antecipada dos gastos que serão incorridos.

Temos como exemplos:

Custos Variáveis

São custos que podem oscilar conforme as movimentações da organização. Eles não têm uma previsibilidade para o próximo mês, porém, com controle, é possível minimizar contratempos.

Temos como exemplos:

  • Manutenção;
  • Ocorrências externas (como transporte);
  • Comissões;
  • Perdas de materiais.

Custos variáveis e fixos devem ser mantidos em equilíbrio para não impactar de forma abrupta o orçamento mensal de empresas. Com tantos dados a serem analisados e integrados, as tarefas manuais para acompanhamento se tornam inviáveis.

É hora de automatizar a gestão de centros de custo com um ERP.

Por que automatizar a gestão de centros de custo?

Com um sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP - Planejamento de Recursos Empresariais, o centro de custo pode ter sua gestão automatizada.

Como o ERP centraliza os dados de toda a empresa, ele se torna um aliado para gerir os centros de custo, possibilitando o controle eficaz dos setores e facilitando a interação entre eles.

Com uma coleta automática de dados feita pelo software e o armazenamento, os relatórios trazem informações em tempo real, com segurança e assertividade. Para os gestores, os relatórios integrados gerados trazem insights que impactam na tomada de decisões por todos os setores da empresa.

Quais as funções de um ERP na gestão de centros de custo?

Se você chegou até aqui, está ciente que a gestão de centro de custo deve ser feita corretamente e de maneira otimizada através da tecnologia. Entre as funções disponíveis em um ERP para promover a gestão de centros de custo estão:

  • Criação de relatórios de fluxo de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Rastreamento de atividades;
  • Administração e monitoramento de entradas e saídas;
  • Gestão de atividades financeiras;
  • Entre outros.

Como implementar a gestão de centro de custo via ERP?

Cada empresa possui suas particularidades, por isso, é importante buscar um fornecedor que atenda à realidade do negócio. Durante a busca, você pode mapear os setores que serão beneficiados com a implementação da abordagem.

Precisa de apoio? A Okser é sua aliada nessa tarefa para que a melhor escolha seja feita. Somos especialistas em soluções integradas para gestão empresarial e de projetos, usando a tecnologia para simplificar rotinas e alavancar negócios.

Com atuação em todo território nacional, já são mais de 3.000 usuários satisfeitos, pois temos foco no sucesso dos clientes. Além disso, somos uma Parceira Gold SAP, que é líder em ERP e torna tudo mais otimizado. Saiba mais sobre o ERP SAP Business One Com uma tecnologia reconhecida mundialmente, o SAP Business One é um ERP acessível para o seu negócio. Simplifique processos e facilite a rotina da sua equipe com o sistema de gestão que será seu braço direito: sustentando estratégias reais e impulsionando toda sua operação.

Fale conosco e saiba mais!

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista