Indústria 5.0: saiba o que é e como implementar

Nesse período de transição, algumas organizações se destacam, enquanto outras ficam estagnadas diante das dúvidas e desafios sobre a implementação da Indústria 5.0.

A revolução nas operações industriais está avançando diante da incorporação de tecnologias que trazem diversos benefícios. Ao passo que as indústrias estão cada vez mais conectadas, flexíveis e eficientes, também aumenta a competição no setor. De olho nesse movimento, vamos entender o que é a Indústria 5.0 e quais são os desafios para implementá-la. Em posse dessas informações, você poderá garantir um lugar de destaque em sua indústria.

O que é a Indústria 5.0?

O termo Indústria 5.0 representa a próxima fase da evolução industrial. Enquanto a Indústria 4.0 se concentra na digitalização e automação dos processos industriais, a Indústria 5.0 visa a colaboração estreita entre humanos e máquinas.

Conforme revela a pesquisa, Industry 5.0: A Survey on Enabling Technologies and Potential Applications, a Indústria 5.0 tende a proporcionar ao setor novas abordagens resilientes, sustentáveis e centradas no ser humano em diversas aplicações.

Ela reconhece a importância da intervenção humana em tarefas que exigem criatividade, intuição, empatia e habilidades sociais. Ao contrário do que se possa imaginar, ela não vem para substituir completamente os trabalhadores humanos por máquinas. A implementação da Indústria 5.0 quando bem executada, integra capacidades humanas e as tecnologias avançadas.

Mas será que já estamos prontos para viver esse momento?

A pesquisa Ranking Nacional da Indústria 4.0 realizada em 2023 com aproximadamente 200 indústrias brasileiras revelou que ainda estamos caminhando na Indústria 4.0.

Entre os desafios, a falta de conhecimento técnico (28,4%) e recursos financeiros (24,2%) foram apontados como maiores obstáculos, embora seja notável o retorno sobre o investimento, assim como aumento médio de produtividade de até 38% para as empresas.

A verdade é que o setor industrial está se tornando mais tecnológico e ignorar essa mudança pode significar prejuízo aos seus negócios.

9 benefícios da Indústria 5.0

A Indústria 5.0 está mais próxima do que você pode imaginar. Confira abaixo os principais benefícios dessa abordagem inovadora:

  1. Colaboração estreita entre humanos e máquinas, aproveitando o melhor de ambas as capacidades.
  2. Maior personalização e customização dos produtos, atendendo às necessidades individuais dos clientes.
  3. Aumento da flexibilidade na produção, permitindo rápida adaptação a mudanças nas demandas do mercado.
  4. Melhoria da qualidade dos produtos devido à intervenção humana em processos críticos.
  5. Maior ênfase na inovação e criatividade, com os trabalhadores humanos contribuindo com ideias e soluções inovadoras.
  6. Redução do tempo de ciclo de produção e aumento da eficiência operacional.
  7. Melhoria das condições de trabalho, com máquinas assumindo tarefas repetitivas e perigosas, enquanto os humanos se concentram em atividades estratégicas.
  8. Promoção do desenvolvimento econômico sustentável, combinando eficiência produtiva com responsabilidade ambiental.
  9. Estímulo ao crescimento de novas habilidades e profissões, à medida que as empresas buscam trabalhadores com competências em áreas como inteligência emocional, resolução de problemas complexos e colaboração interdisciplinar.

Agora compartilhe conosco qual benefício da Indústria 5.0 pode fazer a diferença em seu processo produtivo.

Desafios de implementação da Indústria 5.0

Ao conferir os benefícios, certamente você ficou empolgado para iniciar a revolução agora. Mas é indispensável também conhecer os desafios que rondam a implementação da Indústria 5.0.

  • Investimento em tecnologia: A transição para a Indústria 5.0 requer investimentos significativos em tecnologias avançadas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e cibersegurança, o que pode representar um desafio financeiro para muitas empresas.
  • Requalificação da força de trabalho: Integrar humanos e máquinas de forma eficaz requer uma força de trabalho capacitada e flexível. As empresas enfrentam o desafio de requalificar seus funcionários para trabalhar em conjunto com tecnologias avançadas, ao mesmo tempo em que enfrentam resistência e preocupações com a substituição de empregos.
  • Questões éticas e de segurança: A coexistência próxima de humanos e máquinas levanta questões éticas, como privacidade de dados, segurança cibernética e responsabilidade por decisões tomadas por sistemas autônomos. A garantia da segurança e integridade dos dados e a consideração das implicações éticas são desafios fundamentais na implementação da Indústria 5.0.

Prepare-se e supere todos com o apoio de uma parceira que possui domínio no setor industrial. Conheça a seguir.

Como implementar a Indústria 5.0

Modernizar processos, atendendo as exigências dos clientes e as mudanças do mercado, está ao seu alcance. Torne seu negócio mais competitivo ao reduzir custos da cadeia de suprimentos, acelerando os tempos de ciclo, mitigando o desperdício, retrabalho e desenvolvendo novos fluxos de receita.

É assim que a própria tecnologia contribui para que a Indústria 5.0 seja implementada e o ERP SAP Business One está preparado para esse momento.

Com ele, sua indústria conquista integração através do gerenciamento operacional de maneira completa. Centralize os processos em todas as localizações da empresa, com visibilidade total das operações, oportunidades e propostas, produção, gestão de estoque, faturamento e vendas.

Quando falamos sobre o processo de produção, é possível otimizar o rendimento do chão de fábrica à criação e análise de relatórios personalizados. Ao simplificar os processos e centralizar as operações no SAP Business One, sua empresa obtém uma economia de até 44% nos gastos com TI.

Controle de fornecedores, gestão de estoques e informações sobre os pedidos ganham eficiência e deixam de ser um problema em sua rotina. Nossos cases de sucesso voltados à indústria comprovam isso!

Conheça OKSOne_Custeio por Produção

De olho nas exigências do mercado, a Okser desenvolveu soluções exclusivas para o seu SAP Business One. Nossos add-ons que vão agregar valor ao seu negócio, inclusive no setor industrial.

Nós sabemos como o trabalho manual para obter o Custeio por Produção impacta em um aumento do tempo na tarefa, gera imprecisão, falta de confiabilidade e dificulta a transparência no processo. O OKSOne_Custeio por Produção elimina gargalos através da automação de cálculos.

Se a ausência de um panorama completo dos custos de produção, considerando todos os custos envolvidos no processo - diretos, indiretos, fixos e variáveis - tem prejudicado sua empresa, você precisa conhecer a solução OKSOne_Custeio por Produção.

Para uma Indústria 5.0, vire o jogo com a Okser, parceira SAP Business One.

Quero implementar a Indústria 5.0

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista