Indústria: como garantir alta rastreabilidade e controle com tecnologia

Entenda tudo sobre as vantagens ao obter o domínio do fluxo de operações no segmento industrial.

A incapacidade de rastrear os produtos no processo logístico impacta diretamente o fluxo de operações. Só quem enfrenta os desafios na área industrial sabe o quanto é valioso o debate sobre o tema, assim como compartilhar as soluções para vencer os obstáculos da rotina profissional de gerentes financeiros e operações.

Que lado você representa neste momento: uma empresa que ainda sofre com estas questões (e não sabe como reagir) ou aquela que já superou e é um caso de sucesso?

O fato é que as empresas não devem conviver com fatores que bloqueiam o avanço do negócio, como a falta de gestão de ativos e equipamentos, problemas de gestão de estoque e da cadeia de fornecedores, além da falta de visibilidade de processos, não conformidades e pedidos.

“O monitoramento da cadeia produtiva possibilita às indústrias que trabalhem de modo mais eficiente. Acompanhando a jornada de cada item, desde a matéria-prima até o produto acabado” expôs Marco Vonzodas, Sócio Diretor da Okser, parceira SAP, durante o ERP Summit 2022, realizado em abril no Expo Center Norte na capital paulista. Vamos detalhar as vantagens de acompanhar através da tecnologia a jornada de cada item logo mais, para isso, continue lendo o artigo que traz insights da palestra “Indústria: alta rastreabilidade e controle” apresentada durante o evento.

Segundo Marco, “em uma era de competitividade elevada, time to market cada vez mais reduzido, em alguns casos baixa diferenciação de produto, o ecossistema industrial tem passado por uma série de transformações, avanços e modernização”. Resistir ao processo de mudança é o que gera uma estagnação ou retrocesso no crescimento. Para os mais céticos, Marco trouxe números como redução de nível de estoque em 8% e redução de custo em média de 5%.

Através da adoção de um sistema de gestão de alta tecnologia, como o SAP Business One, é fácil gerir todas as etapas, desde a parte de custeio (custeio por absorção) e visibilidade do fluxo de caixa. Independente do tipo da empresa, é possível configurar a visão que mais vai se adequar às regras do próprio negócio e obter um panorama personalizado. A customização e integração nativa com 500 extensões de negócio é um plus para fazer a escolha certa.

Como incorporar esta solução à rotina? “Através de um novo mindset é possível lidar com as situações do dia a dia sob uma ótica mais aguçada. Soluções inteligentes, conectividade, integração, equipamentos mais eficientes e confiáveis, diagnósticos avançados e cultura digital”, explica o profissional.

Falando em conectividade, não podemos esquecer da segurança. Fatores como a aderência aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR) são decisivos para quem opta por SAP B1. E não para por aí: a adoção de um ERP eficiente acelera o ciclo de redução de custos e maximiza os lucros em indústrias. No pacote, também estão garantidos a rastreabilidade completa (lote/ nº de série), o gerenciamento e planejamento da produção, garantindo prazos e a correta distribuição de mercadorias.

O comportamento do consumidor também direciona o rumo dos negócios. “A rastreabilidade e controle dos processos têm ganhado relevância a cada ano. O consumidor se tornou mais exigente, o mercado deve aquecer, e as empresas necessitam se atualizar”, diz Marco.

Neste caminho de alta rastreabilidade e controle que só um ERP proporciona, temos as seguintes vantagens em destaque:

  • Identifica com agilidade e facilidade a origem e localização dos itens;
  • Atende diretrizes legislativas, no caso de alimentos e medicamentos;
  • Identifica dados do produto, como: tipo, origem da matéria-prima, lote, entre outros dados.

Custeio por absorção: como funciona?

No módulo Okser de custeio por absorção com total integração SAP Business One, os gargalos são facilmente identificados, garantindo um padrão de qualidade maior. A indústria também ganha com transparência nos processos e otimiza a satisfação do cliente.

Na etapa 1, ocorre a distribuição dos valores em processo de entrada (WIP IN). Na etapa 2, é feita a distribuição dos valores em processo nas ordens de produção (WIP vs. PA). Na etapa 3, ocorre a distribuição dos valores a absorver (PA vs. CPV). Na etapa 4, são feitas as contabilizações.

Durante a palestra em um dos maiores eventos do setor, Marco explicou detalhadamente cada etapa, mostrando conhecimento aos presentes sobre todo o fluxo que otimiza a gestão. Para completar, ele trouxe o caso de sucesso da ICC Brazil que após a escolha da solução registrou um ganho substancial na área fiscal, com transações mais seguras.

Diante da plataforma unificada, a empresa notou uma diminuição drástica dos gargalos da operação. A padronização dos processos trouxe mais segurança com dados consolidados para tomada de decisão e análises gerenciais, assim como total integração com as filiais do exterior.

Que tal sua empresa ser um caso de sucesso também? Fale com a equipe Okser para descobrir como nossa solução se aplica ao seu negócio.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista