Employee Experience: Tendência fundamental de todo RH estratégico em 2022, por que tão importante?

Ainda que existam dados e estatísticas comprovando a eficácia de investir na cultura organizacional, nem toda empresa dá andamento aos projetos. Saiba por que – mais do que uma tendência de RH estratégico – Employee Experience e capital humano são contextos tão importantes para qualquer empresa.

A relação entre profissional, empresa e mercado de trabalho sofreu inúmeras mudanças devido à disrupção digital e econômica trazida pela crise pandêmica. Para muitos, o ambiente empresarial tornou-se uma extensão da vida pessoal. Não demorou para que as empresas abrissem os olhos para a cultura organizacional, e a partir dela e de ações de Employee Experience impulsionar a retenção de talentos e o desempenho de seus colaboradores.

Várias referências pessoais e profissionais mudaram, principalmente os fatores motivacionais; O que antes fazia com que os profissionais se interessassem ou quisessem permanecer na empresa, sofreram verdadeiras metamorfoses.

A remuneração deixou de ser o fator-chave na hora de atrair um colaborador para a sua empresa e a transformação digital é um processo que não para. Isso torna constantemente necessário desburocratizar processos e criar novas formas de serviço e retenção de talentos.

O estudo Global Talent Trends – realizado pelo LinkedIn – aponta que 96% dos profissionais consideram que a experiência vivenciada pelos colaboradores é fator primordial para se manterem na companhia.

Não que uma boa remuneração tenha deixado de ser parte essencial na construção da imagem que torna a empresa atrativa para os colaboradores, mas é necessário planejar constantemente fatores que possam atrair talentos, dentre elas:

  • Jornadas de trabalho flexíveis
  • Opção de home-office
  • Atividades de lazer e socialização para toda a equipe
  • Planos de carreira estruturados
  • Benefícios flexíveis, com opção de investimento em bem-estar e lazer para o colaborador e sua família

Vale ressaltar que: colaboradores qualificados terão múltiplas oportunidades dentro do mercado, e certamente escolherão a que lhe oferecer uma jornada de trabalho mais respeitável e o façam sentir-se valorizado e constantemente desafiado.

Os profissionais de RH em 2022 terão um desafio contínuo: o período pós-isolamento social trouxe à tona a urgência de se valorizar a saúde física, mental e o bem-estar corporativo de todos os envolvidos, afinal, o capital humano é um dos bens mais preciosos de uma empresa. É uma forte tendência para o RH do futuro balancear o trabalho das equipes (uma vez que modelo híbrido de atuação veio para ficar), enquanto trabalham para que o índice motivacional de todo o time se mantenha produtivo e engajado.

Segundo pesquisa desenvolvida pela Accenture, empresas que investem ativamente em ações de Employee Experience têm uma performance 122% maior em relação às “Standard and Poor’s S&P 500” (índice das 500 ações mais representativas e negociadas na NYSE – Bolsa de Nova Iorque – e na NASDAQ).

Ainda que existam dados e estatísticas comprovando a eficácia de investir na cultura organizacional, nem toda empresa dá andamento aos projetos. Muitas consideram seus benefícios básicos como uma Employee Experience suficiente e não abordam outras formas de valorização do capital humano.

Para uma ação de EX eficaz é preciso entender a jornada individual de cada colaborador, e partindo desse conhecimento, trabalhar em projetos que interfiram positivamente e ativamente na vida de todos.

Também é preciso que as organizações tenham em mente que uma experiência otimizada estimula conexões sociais de forma orgânica, atrai e retém talentos, melhoram a performance da empresa como um todo e traz uma imagem forte e positiva para a marca a ser propagada mundo afora.

Para reduzir o índice de turnover, a necessidade constante de demissão e admissão, melhor gerenciamento do ciclo de vida dos funcionários e uma experiência profissional única e inovadora, inovar é essencial!

O capital humano já provou - e diariamente segue provando - que é o grande diferencial para uma empresa se consolidar no mercado competitivo. Investir no seu bem mais precioso é investir na sua empresa, e para não se tornar obsoleto o ideal é caminhar lado-a-lado com a tecnologia.

Para auxiliá-lo nesse processo, o SAP Business One é a ferramenta ideal para o gestor que deseja fazer parte da transformação digital. Com funcionamento em nuvem e uma série de recursos modernos, o B1 é a plataforma preparada para atender às principais necessidades dos gestores e colaboradores.

Construa uma cultura inovadora na sua empresa com o SAP Business One. Fale com os nossos especialistas!

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista