O “Novo Normal”: A pandemia transformando as prioridades de negócios

O mundo está ingressando em um período pós-pandêmico, e o impacto econômico sofrido pelas empresas tornou obrigatório redefinir suas prioridades de negócios. Com base nisso, a IDC FutureScape 2021 trouxe como grandes destaques em suas previsões a necessidade do investimento em TI e Digital nos próximos cinco anos. Venha conferir!

A última edição do IDC FutureScape trouxe mais do que o futuro relacionado às novas funções do CIO (- link post 1 -). A transformação digital em período pós-pandêmico foi o grande destaque da edição: A IDC prevê que, já em 2022, 65% do PIB global esteja digitalizado, ou seja, a maioria dos produtos e serviços tendo como base a entrega digital.

O evento IDC FutureScape 2021 apresentou as mais recentes previsões da IDC até 2025, destacando as redefinições de prioridade nos modelos de negócio, a necessidade urgente de transformações digitais e adoção de ERP’s e investimento em segurança de dados.

As novas prioridades de negócio

Em 2018 cerca de 64% das prioridades de negócios eram centradas no aumento de produtividade, contra 60% da redução de custos. Em 2021 esse número passou para 48% e 52%, respectivamente. O foco na redução de custos se deve ao desequilíbrio econômico trazido pela crise pandêmica.

A grande importância dos canais digitais faz com que as organizações busquem um melhor equilíbrio entre o físico e o digital, e consequentemente faz necessário investir em conformidade e privacidade de dados.

As iniciativas estratégicas de TI seguem acompanhando as necessidades dos clientes e parceiros de negócios

A maior visibilidade dos ataques cibernéticos e vazamentos de dados fazem com que a segurança de TI fique sempre no topo das discussões, o que acaba tornando essencial que se adeque a infraestrutura digital para acompanhar o dinamismo e as novas demandas.

Mais de 49% das empresas situadas na América Latina sofreram algum incidente de segurança.

Por que a modernização dos ERP’s é importante?

ERP’s inteligentes oferecem os recursos necessários para a recuperação e evolução na gestão de negócios.

 

Figura 1: Importância da modernização dos ERP’s

Os 7 pilares-chaves para a evolução na gestão de negócios

A IDC gerou um modelo de diagnóstico que categoriza sete diferentes aspectos necessários para entendimento do momento e evolução na gestão de negócios:

  1. Integração de processos e soluções de gestão;
  2. Utilização de dados e geração de insights;
  3. Gestão do capital humano e desenvolvimento;
  4. Interação com a cadeia de valor;
  5. Capacidade de inovação;
  6. Otimização de compras e suprimentos;
  7. Gestão da experiência dos clientes.

Diante da grande adoção de ERP’s foi possível concluir que as soluções precisam de modernização:

40% das empresas ainda dependem de processos paralelos externos ao sistema de gestão para exercer suas atividades.

71% das organizações precisaram reduzir o ritmo de inovação porque seus ERP’s eram incapazes de acompanhar.

32% das empresas afirmam que já moveram ou consideram mover seus sistemas para a nuvem, outros 18% pretendem avaliar soluções em SaaS.

Ainda que as empresas reconheçam a importância da preservação de dados, falta agilidade na tomada de decisões:

21% das empresas acompanham indicadores de performance diretamente dos sistemas de gestão com capacidades analíticas integradas.

65% das companhias acompanham informações de seus negócios de forma primitiva, com grandes margens de erro e atraso de horas, até mesmo dias.

A gestão de pessoas ainda precisa evoluir, explorar e potencializar capacidades:

42% das empresas utilizam soluções tradicionais de registro e controle de Recursos Humanos.

32% utilizam capacidades analíticas para avaliar dados de performance de seus colaboradores e tomar decisões para seu desenvolvimento.

19% sequer possuem gestão específica para análise de capital humano.

12% utilizam AI/MI para analisar grandes amostras de dados do banco de talentos.

Com relação a supply chain, os modelos tradicionais ainda predominam:

Dentre todas as empresas envolvidas na pesquisa, somente 21% conta com processos inteligentes para gestão de supply chain.

Aproximadamente 47% analisa de forma manual os feedbacks que recebem de clientes e parceiros, enquanto 16% sequer analisam esses dados.

Todos os envolvidos na pesquisa realizada pela IDC foram questionados sobre em que estágio estariam determinadas tecnologias em suas empresas; A inovação ainda se trata de um tema desafiador:

 

Figura 2: Gráfico estágio de adoção/utilização das tecnologias nas empresas

 

A automação dos processos de compras e suprimentos precisa evoluir para que exista maior foco estratégico na gestão

De acordo com estudo feito pela IDC, existe um nível de adoção satisfatório em soluções para gestão de processos de compras e suprimentos: Cerca de 2/3 das empresas já utilizam alguma solução. Ainda assim, somente 36% dessas organizações possuem nível elevado de automação com foco estratégico.

Quanto às empresas que não fazem uso de nenhuma solução para gerenciamento de compras, todas encontram-se em níveis baixos ou iniciais de automação.

A personalização com dados e contexto é o caminho para incrementar a experiência dos clientes

Ainda que uma grande parcela das empresas possua uma área dedicada ao setor de atendimento ao cliente, menos de 1/4 delas oferecem experiência de atendimento unificada, com equipe qualificada e engajamento através de dados.

44% não possui ação específica para gestão da experiência do cliente.

21% não dispõe de sistema, porém o processo de gestão é realizado manualmente.

21% possuem relatórios e consultas que dependem de um trabalho específico para o mapeamento.

15% possui sistema que identifica e oferece ao cliente experiências personalizadas em múltiplos canais.

Todas as tendências apresentadas no IDC FutureScape 2021 tratam-se apenas do início de um processo contínuo

  • 2022:

75% das organizações terão integrado ao ERP pontos de captura de dados onde as atividades do negócio são realizadas.

  • 2023:

65% das organizações investirão em capacidades de inteligência artificial e Machine Learning para o seu ERP.

70% dos tomadores de decisões consultarão informações de aplicações baseadas em nuvem

  • 2024:

80% das 2000 empresas mais relevantes do mundo integrarão TaskApps e soluções em microsserviços em seu ERP.

O ano de 2020 trouxe para as empresas diversos aprendizados em termos de adaptação, resiliência e inovação e que serão essenciais para os próximos anos.

Diante deste cenário é indispensável fugir da onda de transformação digital. Por isso, é essencial contar com empresas parceiras em suas estratégias e implementação de soluções completas.

A Okser apoia seus clientes através do SAP Business One, que é uma solução pronta para ajudar sua empresa a transformar a sua gestão para um alto desempenho, além de oferecer segurança em nuvem.

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Fonte: IDC FutureScape 2021

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