Computação em nuvem: qual desafio impede seu avanço em 2023?

A computação em nuvem traz vantagens aos negócios, mas exige atenção para superar os desafios através de uma adoção eficiente.

Chegar às nuvens é apenas o primeiro passo. E saber disso é muito importante. Com a promessa de escalabilidade, flexibilidade e redução de custos, a computação em nuvem já é uma realidade. Na bagagem, ela trouxe consigo desafios significativos para as empresas. Tida como uma etapa cada vez mais determinante para a sobrevivência no mercado, a computação em nuvem deve ser analisada com prudência, já que os desafios embarcados exigem atenção.

A necessidade de uma mudança cultural nas organizações é somente um dos pontos que serão analisados em nosso conteúdo que visa explorar ao máximo os benefícios da computação em nuvem e impulsionar a transformação digital aos negócios.

Se você já encarou questões relacionadas à segurança, conformidade, migração de dados, sistemas legados ou teme frear seus avanços diante dos obstáculos, fique conosco e boa leitura.

Computação em nuvem e seus requisitos

Segundo um levantamento recente Gartner, pelo menos 40% das cargas de trabalho corporativas serão implantadas em serviços de infraestrutura e plataforma em nuvem e, até 2025, 60% terão serviços dedicados ou em uma instalação do provedor de soluções.

Com um aumento na área de superfície de ataque, com diversas origens, os cibercriminosos exploram vulnerabilidades em redes e obtêm acesso não autorizado a dados críticos de negócios.

Na prática, isso implica que além da preocupação com a estrutura interna relacionada a segurança de dados, os fornecedores também devem ser confiáveis. Ou seja, é preciso escolher provedores de serviços que ofereçam soluções compatíveis e tenham um bom histórico de conformidade.

Empresas que estejam preparadas para enfrentar os desafios de forma eficiente, a fim de maximizar os benefícios da computação em nuvem, estarão em vantagem competitiva no mercado.

Incidentes de cibersegurança

Com equipes remotas e acessando dados de onde estiverem, também ocorrem intercorrências que precisam ser vistas pelas organizações.

A falha de comunicação é um item que reduz a eficiência da computação em nuvem, abrindo brechas para incidentes em cibersegurança. Segundo estudos da Kapersky, na maioria das vezes uma falha na comunicação leva a sérios atrasos nos projetos (67%) e incidentes de cibersegurança (62%). Entre os efeitos negativos estão o prejuízo financeiro causado pela situação.

Contar com uma solução que promova a gestão completa da empresa faz sentido. A computação em nuvem facilita, por exemplo, a integração do ERP com outras ferramentas e sistemas de terceiros. Isso permite uma colaboração mais eficiente entre departamentos, compartilhamento de dados em tempo real e eliminação de redundâncias de informações.

Adicionalmente, os dados centralizados em cloud permitem uma visão holística e atualizada do negócio, facilitando a tomada de decisões mais informadas e que geram valor à empresa.

Desafios na adoção e integração da nuvem

A adoção da computação em nuvem ainda é um tema considerado tabu por algumas empresas, pois elas hesitam, ao máximo, iniciar a migração. As causas variam, mas entre elas estão o investimento em infraestrutura física e até mesmo a falta de compreensão sobre como implementar a computação em nuvem.

Com as habilidades corretas dos profissionais envolvidos, é possível integrar as soluções com flexibilidade. O objetivo é minimizar os impactos como custos adicionais, tempo de implementação mais longo e até evitar uma possível interrupção das operações.

O fator humano representa um desafio à parte. Colaboradores com acesso a dados confidenciais podem comprometê-los de maneira acidental ou intencional.

De acordo com a Gartner, 99% das falhas de segurança na nuvem serão ocasionadas por um erro humano até 2025.Para evitar ameaças internas, as empresas devem fazer sua parte e implementar controles de acesso, monitorar a atividade de usuários e educar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança.

ERP SAP Business One para ficar nas nuvens

Ainda sim as vantagens da computação em nuvem superam qualquer barreira. Com a atenção voltada aos fornecedores consolidados no mercado, trazemos o ERP SAP Business One, utilizado em mais de 170 países e que atende aos requisitos da LGPD e da GDPR.

Mesmo em empresas que não possuem recursos dedicados à segurança de TI, SAP Business One traz medidas de segurança robustas para proteger os dados dos usuários. Com um ERP baseado em cloud, as atualizações de software e manutenção são gerenciadas pelo provedor de nuvem.

Isso significa que as empresas não precisam se preocupar com a instalação de atualizações, correção de bugs ou manutenção de servidores. As atualizações são feitas automaticamente, garantindo que a empresa sempre tenha acesso à versão mais recente do ERP, com novos recursos e melhorias de desempenho.

Não importa quão complexa, nichada ou inconstante sua operação parece ser, o SAP Business One estará ao seu lado. A solução foi desenhada e adaptada para sua empresa, seja de pequeno ou médio porte, com módulos que se integram e garantem a continuidade do negócio.

Nossos clientes registram até 50% de redução de custos de geração de informação e relatórios, o que se reflete em mais tempo de dedicação ao core business.

Descubra quanto custa valorizar seu negócio no mercado com a Okser

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista