Dados são cada vez mais valorizados e, entendendo essa importância, empresas investem em proteção para manter a segurança de dados em nuvem.
O ambiente cloud é tão ou mais seguro quanto um ERP local, desde que gerenciado por quem entende do assunto. Não são raros os relatos de empresas paradas, perdendo dinheiro e com a reputação manchada perante os clientes por um instabilidade no serviço em nuvem que atende ao negócio. Mas por que isso acontece? Em nosso conteúdo, vamos listar as tendências e desafios sobre o assunto, visando manter seus dados seguros em nuvem corporativa.
Descubra como o parceiro ideal faz a diferença da migração ao gerenciamento de dados em cloud.
As soluções em nuvem devem continuar em crescimento nos próximos anos, de acordo com as projeções Gartner no estudo “The Future of Cloud Computing in 2027: From Technology to Business Innovation”.
Publicado pela empresa no fim do ano passado, ele traz informações otimistas e reveladoras. A pesquisa mostrou que, em 2027, 90% das empresas vão destacar que a computação em nuvem é indispensável ou altamente impactante para o seu negócio. Hoje, essa taxa está em 50%.
Falando em números que impressionam, a expectativa é que os serviços de nuvem pública cheguem a US$ 1 trilhão em 2026, ultrapassando os outros mercados de TI. Tudo isso acelerado pela pandemia, o aumento no ritmo de iniciativas digitais e foco no valor agregado que a nuvem proporciona.
Em 2027, 50% das organizações usarão plataformas de nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios digitais. Em 2022, foram menos de 5%.
Embora o crescimento previsto seja animador, também precisamos encarar a responsabilidade diante da segurança de dados cada vez mais dispersos.
Do ponto de vista do usuário, as vantagens do uso de uma aplicação em nuvem são diversas como mobilidade, pois os dados estão disponíveis para acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e ações colaborativas em tempo real e sustentabilidade, já que reduzem o uso excessivo de papel.
Já para as empresas, são diversos os pontos de atenção. A integração entre processos, controles e tecnologia é um dos desafios na implementação da segurança da nuvem. É por isso que muitas empresas adiam a migração para a nuvem, mas esse certamente é um caminho inevitável para manter a competitividade no mercado.
De acordo com o estudo Gartner, nem todas as jornadas para a nuvem são iguais, pois possuem suas particularidades - mas há semelhanças. Uma estratégia voltada para os negócios, juntamente com um pragmatismo no plano de adoção/migração, é considerado crítico.
Vencida a etapa de adoção e migração para a nuvem, o nível do desafio se eleva com a necessidade de assegurar a proteção de dados. Não avaliar o impacto dos riscos de perda de dados para seu negócio pode ser desastroso.
Após a massiva migração de dados das organizações para os meios digitais diante da pandemia de COVID-19, algumas necessidades como a segurança de infraestruturas de nuvem já devem assumir protagonismo nos próximos meses.
De acordo com Shawn Harris, Senior Director, Cybersecurity and Compliance na Chipotle Mexican Grill, este será o momento de acompanhar a entrada de métodos e ideias da SI mais tradicional em organizações e meios profissionais chamados de ‘cloud natives’.
“Boa parte desse raciocínio de cibersegurança está agora alcançando os nativos em cloud. Se trata de como lidar com cada um dos riscos para cada tipo diferente de infraestrutura de nuvem. Porque nesse ponto há um problema diferente quando não se possui toda a infraestrutura consigo e, portanto, não tem conhecimento total de toda a nuvem a qual você está navegando”, diz Harris.
Os desafios em nuvem também são compostos pela falta de visibilidade dos dados, o que gera um alerta às equipes de tecnologia diante do trânsito dos dados em dispositivos e nuvens. Em ambientes complexos, os erros de configuração dificultam a identificação de ameaças.
Com os funcionários se tornando os pontos de maior vulnerabilidade em uma empresa, é indispensável monitorar e redobrar a segurança tanto para violações por desconhecimento quanto para vazamentos intencionais.
Contar com soluções que assumam a responsabilidade e tratem com prioridade a segurança dos dados é uma das premissas que está destacando serviços de qualidade no mercado.
Com Auto.Sky Bussines One a Okser ajuda a sua empresa a ser mais estratégica e menos operacional. É a oportunidade de se colocar em outro patamar de gestão! Em uma plataforma única que oferece segurança, performance e previsibilidade de custos, Auto.Sky Bussiness One já conquistou o coração de muitas empresas que veem na solução um custo-benefício atrativo.
Quer mais? O backup automatizado feito diariamente e centralizado na plataforma, permite mais autonomia e rápida recuperação de dados em caso de necessidade. Não deixe que um dos principais incidentes no banco de dados atrapalhe toda a operação de sua empresa.
Com excelência e referência no suporte ao cliente durante toda sua jornada, a Sky.One não mede esforços para trazer o melhor aos que confiam em seu serviço. A Okser se alia à Sky.One e SAP Business One por acreditar na solução e conduzir a jornada de transformação digital em tantos cases de sucesso.
Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.
Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.
Quero falar com um especialista