Como melhorar os índices de satisfação no suporte ao cliente

Suporte ao cliente não é tudo igual e com o apoio de ferramentas é possível ir além da resolução de problemas e fidelizar clientes no setor de serviços.

Quando você pensa em suporte ao cliente, relaciona exclusivamente com atendentes que ouvem reclamações sobre serviços? Saiba que isso ficou no passado. Da pré-venda ao pós-venda, ele atingiu um patamar de destaque nas empresas, se tornando responsável pela operação de atendimento ao consumidor. É por isso que cada vez mais as equipes estão capacitadas para garantir a satisfação dos clientes, prestando um suporte que vai além das expectativas. Descubra como tornar a experiência de compra satisfatória ao cliente e lucrativa ao time de vendas com um suporte ao cliente de qualidade.

Motivos para investir no suporte ao cliente

Não é exagero dizer que o atendimento e suporte ao cliente são determinantes para trazer mais lucro às empresas e que isso só é possível através da fidelização do cliente. Segundo o relatório Gartner, 64% das pessoas consideram a experiência até mais relevante que o preço. Você, quando efetua uma compra, sabe como o valor de um bom atendimento não tem preço.

O suporte ao cliente deve estar à disposição para resolver as necessidades e ir além disso visando cativar o consumidor. Para trilhar esta jornada, um bom suporte ao cliente deve escutar, ter empatia, se desculpar (se tiver responsabilidade ou não, com o objetivo de acalmar pessoas e criar laços), resolver, assim como diagnosticar o motivo do fato ter acontecido, evitando que ele se repita no futuro.

Se sua empresa ainda não deu toda a atenção que a estratégia de suporte ao cliente merece, vamos destacar algumas vantagens para investir e colher os frutos de um bom atendimento.

Vantagens internas e externas do suporte ao cliente

Entre as melhorias obtidas através da implementação de estratégia do cliente, estão os indicadores de satisfação, assim como imagem e reputação da empresa. Mensurar a possibilidade dos consumidores recomendarem o serviço a outras pessoas é um indicador que não pode ser ignorado. Obtendo um bom índice, as experiências dos consumidores falam por si só e sabemos o quanto elas impactam nas decisões, principalmente quando compartilhadas nas redes sociais.

O auge é conquistado quando os clientes se tornam promotores da marca, já que as indicações são mais consideradas por outros compradores do que a propaganda feita pela empresa. Em números, de 20% a 50% das compras são resultantes de uma recomendação “boca a boca”, conforme estudo da McKinsey & Company. É um investimento que se paga!

Diante da oportunidade de coleta dos feedbacks, pode-se obter uma segmentação e personalização mais assertivas nas próximas ações. Quando a empresa estimula as avaliações, seja pelas redes sociais ou conversas informais, estes dados devem ser registrados para melhorar processos e estreitar o relacionamento com o consumidor. É um rico conteúdo para que o time de vendas quebre objeções de clientes, por exemplo.

O setor de suporte ao cliente também pode identificar oportunidades de upsell e cross-sell, assim como fechamento de vendas, impulsionando as negociações de maneira expressiva, por isso os times devem estar alinhados.

Um dos desafios do setor de serviços é implementar uma estratégia omnichannel, ou seja, disponibilizar diversos canais para que o cliente entre em contato com a empresa, como ligações telefônicas, chat, WhatsApp e outros. Para proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, o time de suporte deve estar pronto para a diversificação.

Mas como oferecer uma melhoria nos indicadores de satisfação sem contar com uma base de conhecimento que facilite o autoatendimento e o suporte ao cliente? O uso da solução MARIProject atende a necessidade das empresas no setor de serviços. Com todos os projetos em um único lugar, você se aproxima dos clientes oferecendo um atendimento rápido e integrado com SAP Business One.

Este é um passo que merece toda sua atenção para garantir o sucesso! Após definir os objetivos da equipe e estruturar os processos, a escolha de um software que atenda suas necessidades é o que vai determinar os resultados. Promover um treinamento da equipe para explorar ao máximo a solução é o melhor caminho.

Por que optar pelo MARIProject?

Através da ferramenta, sua equipe conta com uma Central de Suporte na web que também pode ser acessada pelos clientes. Eles podem enviar os tickets de suporte e acompanhar o status de atendimento, o que torna a operação muito transparente.

O módulo de suporte ao cliente MARIProject é o melhor no planejamento, processamento e documentação, faturamento e relatórios que permitem o acompanhamento diário e atualizado sobre o atendimento ao cliente.

O help desk de 1º, 2º e 3º nível é orientado ao suporte de clientes com todas as informações disponíveis em um clique. Através da análise dos tickets, identifique os pontos fracos e quais potenciais devem ser explorados.

O time de suporte garante uma troca de dados tranquila e segura com clientes, atribui níveis de prioridade, define acordos de nível de serviço, acompanha o tempo de cada ticket de suporte, emite bilhetes de suporte de cobrança e mais.

Outro benefício que a tecnologia proporciona com o uso de MARIProject é o acesso online para clientes na modalidade 24/7 (24 horas por dia, nos 7 dias da semana). Através de um link protegido por senha via Help Desk, cliente e colaborador podem inserir e processar mensagens (de texto ou imagens) a qualquer instante, mantendo o status atualizado.

Com todas as informações no sistema e o processamento bem-sucedido da solicitação, o suporte registra o tempo despendido no chamado. Este histórico fica disponível para avaliação e também ao faturamento, otimizando a integração entre setores. O registro de tempo é uma facilidade que ninguém quer abrir mão, pois permite que a empresa identifique em quais pontos pode melhorar, conquistando ainda mais os clientes.

Chegou o momento de falar com quem entende do assunto. A equipe Okser está pronta para prestar todo suporte ao cliente, no caso, você!

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