Transformação digital: fator de sobrevivência dos negócios

Estudo revelou que C-Levels entendem a importância do assunto e traz a maturidade das empresas brasileiras em suas jornadas de digitalização e perspectivas de investimentos.

O estudo "Transformação Digital e Líderes de Negócios", conduzido pelo instituto de pesquisa e big data Data-Makers em parceria com a agência de relações públicas CDN, revelou que a maioria expressiva dos CEOs e C-Levels brasileiros percebe a transformação digital como um elemento crucial para a sobrevivência das organizações.

De acordo com a pesquisa, 73% desses líderes consideram essa iniciativa de extrema importância para o futuro dos negócios e para superar desafios. Um dado interessante é que cerca de um terço dos entrevistados afirma possuir um conhecimento abrangente sobre o tema, sugerindo uma maturidade significativa em relação à transformação digital.

Confira mais dados relegados pela pesquisa.

Motivos para adotar a transformação digital

Os motivos primordiais para adotar a transformação digital destacados pelos líderes incluem a busca por eficiência operacional e melhores resultados nos negócios. Por outro lado, as principais barreiras identificadas são a escassez de profissionais qualificados, a ausência de uma cultura de transformação digital nas organizações, a falta de conhecimento sobre o assunto, uma estrutura organizacional rígida e limitações financeiras.

A pesquisa ressalta que os líderes de negócios estão mais envolvidos com a transformação digital em comparação com outros temas, como ESG e Diversidade. O CEO da Data-Makers, Fabrício Fudissaku, destaca que os executivos reconhecem a importância da capacitação de profissionais e da cultura organizacional como elementos fundamentais, indo além do uso de ferramentas e tecnologia.

Nível de maturidade digital das empresas

Quanto à maturidade digital das empresas, os líderes adotam uma postura cautelosa. Metade dos entrevistados considera que suas organizações estão na média, enquanto 29% as colocam em um patamar inferior. Apenas 17% avaliam o estágio atual de suas empresas como avançado, indicando a presença de um roadmap de digitalização sistêmico e uma adaptação da cultura e do modelo de negócios à transformação tecnológica.

A pesquisa revela que o porte da empresa é um fator determinante nesse contexto, sendo que empresas maiores tendem a apresentar estágios mais avançados de maturidade digital.

Investimento em transformação digital

Quanto às perspectivas de investimento, o estudo aponta para uma visão otimista. Entre os líderes consultados, 47% indicam que a tendência em suas empresas é aumentar os investimentos em transformação digital, enquanto 49% planejam manter o nível atual de alocação de recursos. Apenas 4% mencionam a intenção de diminuir os investimentos.

Dentro do escopo das tecnologias que devem receber mais atenção nos próximos 12 meses, destacam-se a Inteligência Artificial (38%), Machine Learning (26%), Big Data (23%) e Internet das Coisas (20%). Esses dados refletem a consciência dos líderes em relação às tendências emergentes e à necessidade de adaptação às demandas do mercado.

Case de sucesso de transformação digital

A Okser acredita que a transformação digital em empresas é algo tangível, por isso, mostra através de um case de sucesso um cliente que se beneficiou dessa mudança. Antes da adoção do SAP, a Konimagem, que trabalha no setor de Diagnóstico por Imagem no Estado de São Paulo, possuía alguns desafios.

  • Carência quanto a confiabilidade dos dados.
  • O software anterior entregava uma tecnologia muito antiga e específica.
  • Alto custo de manutenção.
  • A empresa estava em plena expansão e necessitava de uma solução escalável e confiável.

Ao escolher a solução SAP para transformar os negócios, a Konimagem conquistou diversos benefícios. Confira:

  • A solução trouxe um controle rígido de rastreamento por números de lotes e séries.
  • Permitiu a parametrização no detalhe quanto a tributação específica para cada estado, trazendo uma operação mais veloz devido ao alto volume de notas fiscais diárias emitidas.
  • Listagem de picking e embalagem, além do controle dos extratos bancários e cadastro dos funcionários.
  • Fluxo de caixa completo e dinâmico com dados em tempo real.
  • Fácil integração e mais intuitividade nos processos.

SAP: a solução ideal para quem pensa grande

Leve a transformação digital para a sua gestão com a tecnologia que atende as necessidades do seu negócio e evolui junto com a sua empresa.

Referência mundial em ERP, a SAP tem a confiança de mais de 75.000 empresas no mundo e mais de 7.000 no Brasil. São mais de 100 soluções para setores voltados às PMES. Faça parte do ecossistema azul!

Fale com nossa equipe.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista