Inovação está no foco das habilidades exigidas por empresas que buscam se destacar no mercado.
Destravar oportunidades de negócio do momento e, simultaneamente, pensar no futuro, ainda é uma dificuldade encontrada por gestores que fecham os olhos para as mudanças rápidas que o mundo tem atravessado. O mercado exige que boas práticas voltadas à inovação sejam implementadas com urgência, pois a decisão de compra do consumidor é pautada por essa e outras preocupações. Vamos conhecer as tendências que levam à disruptura dos modelos de negócios e serviços até 2030.
Para comprovar o quanto as mudanças estão impulsionando os negócios, a McKinsey encomendou o relatório “The Top Trend in Techs”. O resultado foi claro: os próximos 10 anos irão remodelar a maioria dos setores e empresas do mundo inteiro. A velocidade do progresso, segundo especialistas, é o que surpreende, pois haverá mais avanços do que nos últimos 100 anos.
A convergência entre tecnologias, facilitada pela computação mais rápida, é o que deve fomentar a reinvenção de toda a cadeia produtiva das organizações, mercados, indústrias e serviços. Mas isso não ficará só na teoria!
Termos como visão computacional diferenciada, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e computação imersiva e especial, entre outras tecnologias disruptivas, chegarão ao varejo com muita força e, por consequência, aos clientes.
Consumidores estarão próximos de tecnologias e experiências imersivas como videogames em pontos de venda. O objetivo é proporcionar ainda mais espaços virtuais que estendam a presença da marca, impactando a audiência e envolvendo o cliente, dando um passo adiante para que a compra seja efetuada.
Você já pensou em quantas possibilidades para inovar estão disponíveis em sua empresa? Uma gestão moderna alinhada às necessidades do mercado recebe com empolgação os novos anseios e tendências.
Aliás, a convergência entre lojas físicas e canais digitais é inevitável na jornada de compra e um tema que não pode ficar de fora do planejamento de vendas e marketing das empresas é omnichannel. O cliente que entra em contato com sua empresa seja presencialmente, por ligação telefônica, via redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp, exige que os atendentes estejam atualizados sobre todo o histórico da negociação.
Centralizar os dados do lead ou cliente em uma ferramenta é uma vantagem competitiva de mercado. Ao optar pelo uso de um CRM que fornece essa possibilidade, sua empresa garante que os dados coletados serão aproveitados para aperfeiçoar produtos e serviços através da análise de informações.
A automatização das atividades de trabalho, o 5G e a nuvem também foram abordados no relatório. Com a ampliação da cobertura 5G, que até 2030 deve chegar a 80% da população mundial, novos modelos de negócio conectados podem surgir. Aliados aos serviços em nuvem, haverá uma democratização da infraestrutura, visto que serviços realizados apenas localmente, incluindo instalação e manutenção, são substituídos pela atuação remota em uma proporção muito maior do que temos atualmente.
Em relação às atividades de trabalho, até 2025 pelo menos 50% delas serão automatizadas. Com isso, o mercado se torna mais exigente sobre a qualificação dos profissionais que deixam de executar atividades operacionais e passam a garantir uma ação mais estratégica em empresas, incluindo novas maneiras de incorporar a inovação à rotina.
Christian Klein, CEO da SAP, afirma categoricamente: “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Então, além de registrar o sucesso de ações, também é importante mensurar para justificar os investimentos necessários.
Um levantamento realizado pela SAP no final de 2021, com 416 executivos de empresas de grande e médio porte do Brasil, Argentina, México e Colômbia demonstrou que 63% deles querem investir em tecnologias e práticas sustentáveis, mas 46% afirmam que enfrentam muita dificuldade para medir o impacto das ações, mesmo porcentual dos que dizem que sofrem para demonstrar o retorno do investimento.
Em tempos nos quais o ESG é assunto em pauta, mostrando como marcas e empresas se posicionam em questões sociais e ambientais, calcular cada passo em direção ao futuro é indispensável.
Então você deve estar pensando que basta escolher uma das tendências voltadas à tecnologia e investir para garantir sucesso nos negócios pelos próximos anos. Mas por que optar por apenas uma se podemos somar? As tecnologias integradas impulsionam a inovação em empresas através de profissionais que se comprometem com a transformação digital e o uso das melhores ferramentas disponíveis no mercado.
É isso que a Okser tem feito aos clientes. Analisar dados de forma clara e transparente, visualizar e gerir processos, obter informações e identificar gargalos são apenas algumas das necessidades das empresas em crescimento. Independente do seu setor, o SAP Business One é a inovação tecnológica que seu negócio precisa.
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