Torne sua empresa mais competitiva com foco em 2030

Inovação está no foco das habilidades exigidas por empresas que buscam se destacar no mercado.

Destravar oportunidades de negócio do momento e, simultaneamente, pensar no futuro, ainda é uma dificuldade encontrada por gestores que fecham os olhos para as mudanças rápidas que o mundo tem atravessado. O mercado exige que boas práticas voltadas à inovação sejam implementadas com urgência, pois a decisão de compra do consumidor é pautada por essa e outras preocupações. Vamos conhecer as tendências que levam à disruptura dos modelos de negócios e serviços até 2030.

O que dizem os especialistas

Para comprovar o quanto as mudanças estão impulsionando os negócios, a McKinsey encomendou o relatório “The Top Trend in Techs”. O resultado foi claro: os próximos 10 anos irão remodelar a maioria dos setores e empresas do mundo inteiro. A velocidade do progresso, segundo especialistas, é o que surpreende, pois haverá mais avanços do que nos últimos 100 anos.

A convergência entre tecnologias, facilitada pela computação mais rápida, é o que deve fomentar a reinvenção de toda a cadeia produtiva das organizações, mercados, indústrias e serviços. Mas isso não ficará só na teoria!

Termos como visão computacional diferenciada, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e computação imersiva e especial, entre outras tecnologias disruptivas, chegarão ao varejo com muita força e, por consequência, aos clientes.

Consumidores estarão próximos de tecnologias e experiências imersivas como videogames em pontos de venda. O objetivo é proporcionar ainda mais espaços virtuais que estendam a presença da marca, impactando a audiência e envolvendo o cliente, dando um passo adiante para que a compra seja efetuada.

Você já pensou em quantas possibilidades para inovar estão disponíveis em sua empresa? Uma gestão moderna alinhada às necessidades do mercado recebe com empolgação os novos anseios e tendências.

Aliás, a convergência entre lojas físicas e canais digitais é inevitável na jornada de compra e um tema que não pode ficar de fora do planejamento de vendas e marketing das empresas é omnichannel. O cliente que entra em contato com sua empresa seja presencialmente, por ligação telefônica, via redes sociais ou aplicativos de mensagens, como WhatsApp, exige que os atendentes estejam atualizados sobre todo o histórico da negociação.

Centralizar os dados do lead ou cliente em uma ferramenta é uma vantagem competitiva de mercado. Ao optar pelo uso de um CRM que fornece essa possibilidade, sua empresa garante que os dados coletados serão aproveitados para aperfeiçoar produtos e serviços através da análise de informações.

5G, nuvem e mais tecnologias

A automatização das atividades de trabalho, o 5G e a nuvem também foram abordados no relatório. Com a ampliação da cobertura 5G, que até 2030 deve chegar a 80% da população mundial, novos modelos de negócio conectados podem surgir. Aliados aos serviços em nuvem, haverá uma democratização da infraestrutura, visto que serviços realizados apenas localmente, incluindo instalação e manutenção, são substituídos pela atuação remota em uma proporção muito maior do que temos atualmente.

Em relação às atividades de trabalho, até 2025 pelo menos 50% delas serão automatizadas. Com isso, o mercado se torna mais exigente sobre a qualificação dos profissionais que deixam de executar atividades operacionais e passam a garantir uma ação mais estratégica em empresas, incluindo novas maneiras de incorporar a inovação à rotina.

Controle os números do crescimento

Christian Klein, CEO da SAP, afirma categoricamente: “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Então, além de registrar o sucesso de ações, também é importante mensurar para justificar os investimentos necessários.

Um levantamento realizado pela SAP no final de 2021, com 416 executivos de empresas de grande e médio porte do Brasil, Argentina, México e Colômbia demonstrou que 63% deles querem investir em tecnologias e práticas sustentáveis, mas 46% afirmam que enfrentam muita dificuldade para medir o impacto das ações, mesmo porcentual dos que dizem que sofrem para demonstrar o retorno do investimento.

Em tempos nos quais o ESG é assunto em pauta, mostrando como marcas e empresas se posicionam em questões sociais e ambientais, calcular cada passo em direção ao futuro é indispensável.

É hora de escolher o melhor caminho

Então você deve estar pensando que basta escolher uma das tendências voltadas à tecnologia e investir para garantir sucesso nos negócios pelos próximos anos. Mas por que optar por apenas uma se podemos somar? As tecnologias integradas impulsionam a inovação em empresas através de profissionais que se comprometem com a transformação digital e o uso das melhores ferramentas disponíveis no mercado.

É isso que a Okser tem feito aos clientes. Analisar dados de forma clara e transparente, visualizar e gerir processos, obter informações e identificar gargalos são apenas algumas das necessidades das empresas em crescimento. Independente do seu setor, o SAP Business One é a inovação tecnológica que seu negócio precisa.

Sobre SAP Business One

O SAP Business One é um sistema de gestão desenhado para atender as necessidades das pequenas, médias e subsidiárias de grandes empresas em crescimento. Com um custo que cabe no seu orçamento, ele conta com todas as funcionalidades necessárias para gestão de negócios dos mais diversos segmentos - além de ser escalável e com capacidade de expandir e implementar novas funcionalidades conforme sua empresa cresce. Com o SAP Business One é possível analisar as empresas (filiais e multi empresa) de maneira individualizada ou consolidada.

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