Gestão Tributária e Fiscal: Por que automatizar?

Desvende os benefícios da automatização no cumprimento de obrigações fiscais e fique por dentro do assunto.

Ter uma empresa no Brasil e fazer a economia girar, é um desafio enorme. Os números do Banco Mundial comprovam: empresas brasileiras dedicam, em média, 1.958 horas por ano ao cumprimento das obrigações fiscais diante de um sistema tributário tão complexo. A boa notícia é que a tecnologia apoia as organizações e tem sido uma aliada diante dos obstáculos encontrados na gestão tributária e fiscal. Vem que a Okser te explica tudo.

Neste blogpost, exploraremos as principais obrigações fiscais e acessórias enfrentadas pelas empresas no Brasil, como cumpri-las e as vantagens da automatização desses processos. Você vai se surpreender ao descobrir como a solução está em suas mãos.

Quais são as principais obrigações fiscais e acessórias de uma empresa?

Para iniciar nossa jornada de conhecimento em relação a um processo de gestão tributária e fiscal mais eficiente, precisamos detalhar quais são as obrigações. Conheça, a seguir, algumas delas:

No âmbito das obrigações fiscais de uma empresa, confira algumas que impactam os negócios:

  1. Emissão de Notas Fiscais: A emissão de notas fiscais é essencial para comprovar transações legais. Atualmente, a maioria das notas fiscais é emitida eletronicamente, como a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que se aplica ao comércio.
  2. Pagamento de Impostos: O pagamento de impostos no Brasil é complexo, abrangendo tributos estaduais, federais e municipais. Alguns dos principais impostos incluem o INSS, IRPJ, ISS, PIS, COFINS, ICMS e IPI.
  3. Declarações de Recolhimento de Tributos: Declarações como a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) e Declaração de Inativa são essenciais para cumprir as obrigações fiscais.
  4. Legislação e Obrigações Acessórias: O cenário fiscal no Brasil está em constante evolução, com obrigações acessórias como a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), Declaração Simplificada de Pessoa Jurídica (DSPJ), Documento de Informações Econômico-Fiscais (DIEF) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que inclui diversos módulos como ECD, EFD-Reinf e Bloco K.

Em um cenário tão complexo, as empresas se perguntam: como garantir o cumprimento das obrigações fiscais?

Algumas medidas podem ser adotadas para garantir o cumprimento das obrigações fiscais no Brasil. Veja quais são elas:

1. Organização e Planejamento

Crie uma agenda de obrigações fiscais com prazos de pagamento.

2. Equipes Qualificadas

Conte com profissionais com conhecimento em áreas fiscais, financeiras e tributárias.

3. Capacitação Contínua

Treinamento constante e capacitação para manter a equipe atualizada diante das mudanças constantes.

4. Auditorias Internas

Através da realização de auditorias, erros fiscais são identificados e evitam penalizações.

5. Automatização de Processos

A automatização de processos, como a gestão tributária com sistemas de ERP, ajuda a reduzir erros, melhorar a produtividade e eliminar multas.

Aliás, é através da tecnologia que podemos acompanhar em tempo real o Impostômetro. No mesmo site, identificamos que, segundo o cálculo do IRBES (Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade), o Brasil está apenas na 30ª posição dos países em que os impostos trazem mais bem estar à sociedade.

Quais são as vantagens na automatização da gestão tributária?

Automatizar a gestão tributária, fiscal e acessória de uma empresa traz várias vantagens:

  • Integração de Dados: reúne todas as informações em um sistema centralizado.
  • Redução de Erros: minimiza erros humanos que trazem prejuízos.
  • Melhora na Produtividade: acelera o cumprimento das obrigações fiscais.
  • Eliminação de Multas: evita multas por não cumprimento.

Você sabia?

Plataformas de gestão, como o SAP Business One, oferecem a automação necessária, integrando dados, reduzindo erros e fornecendo relatórios precisos, o que é essencial para o cumprimento das obrigações fiscais no Brasil.

Mantenha-se competitivo no mercado e alie-se a uma marca que é referência mundial em ERP. SAP Business One tem a confiança de mais de 75.000 empresas no mundo e mais de 7.000 no Brasil.

Encontre o parceiro certo para automatizar a gestão fiscal e tributária

A automação da gestão fiscal e tributária não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade vital para as empresas que desejam prosperar em um ambiente tributário desafiador.

Não permita que a burocracia fiscal atrapalhe o crescimento do seu negócio. Abra as portas para um mundo de eficiência, precisão e conformidade.

A Okser é especializada em soluções integradas e utiliza tecnologia para simplificar processos de negócios, incluindo a gestão fiscal e tributária. Com o uso do SAP Business One, ajudamos empresas a cumprir as obrigações fiscais com agilidade e precisão. São mais de 100 soluções para setores voltados às PMES com fácil implementação e 100% remota.

Torne-se o próximo case de sucesso conosco!

Os serviços da Okser incluem a integração de dados, automação de processos financeiros, relatórios fiscais e contábeis, além de visibilidade total dos impostos e obrigações de conformidade.

Converse com um de nossos especialistas e dê o primeiro passo para simplificar a gestão fiscal e tributária da sua empresa.

Quero tirar dúvidas via WhatsApp

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista