Fique de olho: 5 tendências que devem impactar os negócios até 2025

Conheça quais são as tendências tecnológicas que empresas em desenvolvimento devem explorar para manter a inovação nos negócios.

No cenário empresarial em constante evolução, a adoção de tecnologias inovadoras é decisiva para a manutenção da competitividade. Como a verdadeira transformação digital ocorre quando consegue gerar impactos tangíveis nos negócios desde o seu início, fornecer resultados rapidamente e transformar o cotidiano da organização de maneira consistente é prioridade.

Neste blogpost, exploraremos cinco tendências tecnológicas que não apenas estão moldando o panorama atual, mas também gerando impactos significativos nos negócios. Essas tendências não são apenas modismos passageiros, mas sim impulsionadores de mudanças estratégicas e operacionais. Vamos entender como as empresas podem capitalizar essas transformações para impulsionar seu sucesso.

1. Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina

Até 2026, o Gartner prevê que mais de 80% das empresas vão utilizar APIs e modelos de inteligência artificial generativa e/ou implantado aplicativos habilitados para tecnologia em seus ambientes de produção, representando um aumento expressivo diante de menos de 5% registrados no início de 2023.

O fato é que a Inteligência Artificial (IA) e o Aprendizado de Máquina (ML) continuarão a liderar as inovações tecnológicas que transformam a forma como os negócios operam. Empresas que implementam soluções baseadas em IA e ML colhem benefícios como automação de processos, tomada de decisões mais informada e aprimoramento da experiência do cliente. Para maximizar esses ganhos, é essencial integrar algoritmos de IA em todas as camadas de operações, desde a produção até o atendimento ao cliente.

2. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão revolucionando a forma como as empresas se envolvem com clientes, colaboradores e produtos. Desde experiências de compra mais imersivas até treinamento de equipe remota, as aplicações dessas tecnologias são vastas.

Negócios que incorporam RA e RV podem criar experiências mais envolventes, melhorar a eficiência operacional e destacar-se em um mercado cada vez mais digital. À medida que a infraestrutura para essas tecnologias se torna mais acessível, espera-se um aumento significativo na adoção em diversos setores.

Comece a encarar como as funções de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada, são capazes de criar experiências memoráveis e gerar impactos aos seus negócios o quanto antes.

3. Computação em Nuvem

A computação em nuvem continua a ser uma força motriz para a transformação digital, permitindo escalabilidade, flexibilidade e eficiência de custos. Além disso, a ascensão da Edge Computing, que leva o poder computacional mais próximo dos dispositivos de ponta, aprimora a capacidade de processamento em tempo real.

Empresas que adotam uma estratégia híbrida, combinando nuvem e Edge Computing, conseguem atender às demandas de uma economia digital, garantindo simultaneamente a agilidade e a resposta em tempo real necessárias para se manter em destaque perante a concorrência.

Segundo a previsão do Gartner, mais de 70% das empresas usarão plataformas de nuvem da indústria (ICPs) para acelerar as iniciativas de negócios. Plataformas de nuvem combinadas com serviços adjacentes de SaaS, PaaS e IaaS na indústria devem impulsionar ainda mais a inovação em um setor que segue a atualização tecnológica.

4. Tecnologia Sustentável e ESG

À medida que as preocupações ambientais e sociais ganham destaque, a Tecnologia Sustentável surge como uma peça fundamental nas estratégias empresariais. O ESG (Ambiental, Social e Governança) não é apenas uma métrica, mas sim uma tendência tecnológica que molda a maneira como as empresas operam.

A implementação de práticas tecnológicas sustentáveis não só contribui para a redução do impacto ambiental, mas também fortalece a reputação da empresa em relação às preocupações sociais e práticas de governança éticas.

Investir em tecnologia sustentável não é apenas uma escolha responsável, mas também uma estratégia inteligente para empresas que buscam alinhar seus valores com as expectativas crescentes dos consumidores e investidores em relação à responsabilidade corporativa.

5. Disrupção e Novos Modelos de Negócio

O panorama empresarial está se preparando para uma era de disrupção, impulsionada pelo crescimento exponencial no uso de tecnologias pelas marcas e pela introdução de ferramentas inovadoras.

Nos próximos anos, antecipamos a ascensão de modelos de negócios disruptivos, transformando fundamentalmente a maneira como produtos e serviços são oferecidos e consumidos. A migração para plataformas de experiências completas está redefinindo a entrega de valor aos consumidores, proporcionando velocidade e formatos previamente inimagináveis.

A evolução é evidente quando consideramos a transformação iminente das lojas físicas. Em 2025, a Realidade Virtual (RV), que já citamos, se tornará uma presença comum, com experiências imersivas, redefinindo a interação do consumidor. O atendimento ao cliente também verá uma revolução, com a introdução generalizada de robôs e o modelo de self-checkout deve se consolidar.

Além disso, o omnichannel está entrando em uma nova era, na qual a distinção entre online e offline se desvanece. Os consumidores buscam consistência em todas as interações com a empresa, seja no mundo físico ou virtual. O que antes era exceção, como jornadas cross-channel, está se tornando a regra.

Não ignore as 5 tendências tecnológicas em seu negócio

As 5 tendências tecnológicas citadas nesse material estão moldando um novo paradigma para os negócios até 2025. Para se manterem competitivas, as empresas devem abraçar essas inovações, integrando-as em suas estratégias de negócios.

Ao fazer isso, não apenas enfrentarão os desafios contemporâneos, mas também estarão preparadas para capitalizar as oportunidades emergentes em um ambiente empresarial em constante evolução.

Como sua empresa lida com a adoção de novas tecnologias e estratégias para priorizar os resultados? A Okser promove a transformação digital completa para o seu negócio e torna a tecnologia sua aliada. Conheça cases de sucesso da Okser e comprove.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista