Data-driven: o que é e o que significa um negócio ser orientado por dados?

Diariamente empresas perdem grandes negócios por não lidar com dados de forma estratégica. Conheça melhor o conceito data-driven e mude esta realidade.

Na competição por um lugar de destaque no mundo dos negócios, o uso estratégico de dados tem feito a diferença; É por isso que o conceito data-driven está em alta e deve seguir assim. Mas por que poucas empresas exploram ao máximo o potencial dos dados?

É o que vamos trazer neste material, indicando como seu negócio pode se transformar por meio da coleta inteligente de dados e seu bom uso.

O que é o data-driven?

Data-driven é a gestão orientada por dados, ou seja, quando os dados são coletados e interpretados para tomar decisões assertivas aos negócios. Com o foco nessa estratégia, é possível ter dados consistentes para personalizar produtos, mensagens, assim como o fluxo de relacionamento com o prospect / cliente.

De onde vêm os dados?

Até 2025, o Fórum Econômico Mundial estima que 463 exabytes de dados serão criados todos os dias no mundo inteiro, equivalente a um bilhão de gigabytes. Os dados vêm de diversas fontes, como jogos, redes sociais, cadastros e assim por diante. Com uma quantidade tão grande, o conjunto de dados coletados dos usuários que estão no ambiente digital é chamado de Big Data.

Com uma coleta imensa de dados, por que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios? A resposta está na dificuldade em capturar padrões e hábitos de consumo por meio dos canais de comunicação e de vendas online.

Os dados, sem análise, são apenas dados e isso é um desafio. Eles precisam ser tratados e analisados para gerar insights aos negócios. A partir disso, poderão ser usados para sua estratégia no mercado, como, por exemplo, a jornada de compra, os desejos e anseios dos clientes, como alcançar novos clientes, como personalizar a comunicação, como aperfeiçoar a relação omnichannel, entre outras ações.

Dados valiosos

Para o data-driven, nem todo dado tem qualidade e isso pode impactar no índice de assertividade das decisões tomadas. A qualificação de dados é uma etapa importante, com a finalidade de evitar informações erradas, imprecisas ou incompletas.

Uma empresa que assume a cultura de data-driven está atenta ao valor que os dados geram ao negócio, por isso, não medem esforços para garantir a idoneidade de dados. Outra questão a ser avaliada é que, em posse da análise de dados, é necessário operar uma estratégia contínua que se adapte ao movimento da transformação digital.

Benefícios do data-driven

Utilizar os dados de forma adequada para os negócios e tomar melhores decisões é apenas um dos benefícios de implementar essa cultura. Vamos apresentar alguns outros:

  • Economia

Ao contar com uma gestão orientada por dados, obtém-se o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis. Com a análise de riscos consistente, as informações trazem um panorama mais completo para entendimento do cenário e da concorrência.

  • Planejamento mais sofisticado

Através da mineração de dados com data-driven, sua empresa pode analisar fatores como comportamento do consumidor, tendências de mercado, concorrência, repetições de ciclos de trabalho / processos, além do histórico do negócio. O planejamento aprimorado traz um recorte do momento atual da empresa e quais ajustes serão decisivos para alcançar as metas.

Como implantar o data-driven ao seu negócio

Para apoiar seus primeiros passos na cultura data-driven, separamos alguns itens indispensáveis.

1. Coleta de dados

A captação de dados claros, imparciais e confiáveis é o que torna uma estratégia baseada em data-driven um sucesso. Eles devem estar alinhados ao seu objetivo para garantir uma sequência de resultados positivos.

2. Acesso aos dados

Tornar os dados acessíveis aos tomadores de decisão é necessário e ferramentas podem apoiar nesta etapa. Com a possibilidade de consulta ao histórico de dados, a tomada de decisão se torna mais sofisticada.

3. Relatórios

Trazer informações com contexto é o que torna o data-driven tão especial. Mudanças no mercado, campanhas de marketing e outras ações devem ser comunicadas para aprimorar a estratégia.

4. Análise de dados

Além de monitorar o desempenho da empresa com relatórios, a vantagem do uso de data-driven está em transformar os dados em percepções competitivas que vão otimizar processos, pessoas e tecnologias.

Como funciona o data-driven no mercado

Na verdade, o mercado não abre mais espaço para decisões sem embasamento, entendendo o risco financeiro e para a reputação da empresa que um passo em falso pode causar. Dentro das organizações, os profissionais estão se voltando para o conceito de data-driven para aplicar ao negócio.

Nós da Okser enxergamos que as empresas estão caminhando para se adaptar à cultura de dados. Sem bloqueios no avanço, os dados têm tudo para criar vantagens competitivas. Conte com o apoio de especialistas para trazer uma experiência ainda mais positiva.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista