O processo de migração para a nuvem é seguro?

O aumento da adesão das empresas pela migração para nuvem nos últimos anos não é novidade, especialmente após a irrupção da pandemia. Ainda assim, de acordo com o IT Snapshot, estudo anual realizado pela Logicalis para acompanhar as tendências e prioridades da área de TI das empresas brasileiras, 25% das companhias têm planos de migração, mas ainda não os executaram.

Mas, por qual motivo algumas empresas ainda questionam ou postergam esse processo migratório?

Como veremos, existem muitos fatores pelos quais organizações de diversos portes resistem à migração para nuvem.

Para início de conversa, podemos citar o receio do desconhecido. Passar por essa jornada requer uma mudança de cultura, de organização e de processos, o que gera certa insegurança, especialmente quando o que está do outro lado do processo é novo para a empresa.

Além disso, ainda existe um pensamento enraizado em muitas organizações de que a cloud pode não ser segura.

Este é um “mindset” que pode ser facilmente desmistificado ao colocar a segurança de um ambiente de infraestrutura local de uma empresa em teste e comparar com a segurança de uma infraestrutura em nuvem. Este comparativo oferece a certeza de que migrar para a nuvem é a melhor opção.

Quais as vantagens de migrar para a nuvem?

Atualmente, podemos considerar que embarcar na transformação digital para usufruir de todos os benefícios que a nuvem pode oferecer é mais do que necessário para viabilizar o contínuo crescimento e alta performance dos negócios.

Os líderes comerciais devem reestruturar seus modelos de negócios para serem mais eficientes e, nesse sentido, a cloud propicia maior escalabilidade, segurança, velocidade, redução de custos e agilidade, entregando e escalando rapidamente às demandas da economia digital.

Ao optar pela migração para a nuvem, é importante que a definição dos objetivos da empresa esteja muito clara para todos os colaboradores. Para isso, um planejamento minucioso avaliando riscos e a relação custo-benefício deve ser realizado para garantir uma migração de sucesso.

Uma estratégia coordenada, planejada de ponta a ponta, com um mapeamento de possíveis riscos futuros, também pode ajudar, e muito, os negócios a percorrerem uma jornada sem imprevistos.

Mas, como garantir a segurança na nuvem?

Existem alguns pontos a serem seguidos à risca para que uma jornada de migração para a nuvem seja segura e eficaz.

O primeiro passo é garantir que o parceiro provedor de cloud, contratado para ser o responsável pelo projeto de migração, seja confiável, ágil e disponha de um time de profissionais especializados para oferecer todo o suporte necessário. O planejamento efetivo e uma boa configuração, tanto da parte do cliente, quanto do provedor, são imprescindíveis neste processo.

Nenhuma companhia está livre de riscos e obstáculos nas etapas de migração para a nuvem, portanto, é importante assegurar que os serviços oferecidos pelo seu provedor, como infraestrutura, plataforma e software, estejam alinhados com o seu planejamento para a adoção dos recursos.

Além disso, é essencial contar com uma parceria comprometida com o sucesso do projeto e que esteja à disposição para oferecer suporte 24h e durante todos os dias da semana.

Quero migrar para a nuvem com segurança! Como a Okser e Sky.One podem me ajudar?

Por meio da plataforma exclusiva Auto.Sky, aceleramos a adoção de aplicações monolíticas em nuvem pública, além de executarmos análises que resultam em melhores opções para uma migração segura após a verificação da maturidade de uma aplicação.

Durante todo o processo de migração para nuvem, disponibilizamos a melhor transformação digital dentro da empresa, sempre respeitando suas características de desenvolvimento de software, ao mesmo tempo em que visamos a aderência à nuvem que será adotada. O resultado está na redução de custos, maior agilidade, performance e, principalmente, segurança.

Clique aqui para saber mais sobre a ferramenta que permite fazer a migração do seu sistema SAP para nuvem de forma ágil e segura, sem complexidade, e entregando tudo que você precisa para o funcionamento adequado.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista