Migração de sistemas de gestão para nuvem sem mistérios

O medo da migração para um sistema de gestão em nuvem mantém muitas empresas em modelos engessados e caóticos. Mas a experiência vivenciada pela Reclame Aqui mostra que a solução pode estar mais próxima e ser mais simples do que se imagina.

Se a quarta revolução industrial já era uma certeza, ela foi incrivelmente acelerada pelo efeito da pandemia do Covid-19. A transformação digital se tornou mais rápida do que nunca e a sobrevivência das empresas passou a ser ditada pela estrutura que cada uma adota para gerir seus negócios e manter a economia girando.

Dentro desse contexto, já tivemos a oportunidade de apresentar aqui no blog como os benefícios da gestão em nuvem estão revolucionando a forma das empresas enfrentarem os momentos de crise. Mas mesmo com tantas vantagens evidentes, ainda há um pequeno monstro que atua como uma barreira entre algumas organizações e a evolução tecnológica: o medo da migração.

Esse fantasma é responsável por manter muitas empresas em um modelo de gestão engessado, repleto de complicadores que transformam o dia a dia em um desafio muito maior do que realmente deveria ser.

Seja por traumas gerados em experiências anteriores, soluções que não atendem todas as necessidades da empresa ou um atendimento que deixa a desejar, o bloqueio existe e acaba impedindo muitos gestores de alavancar o potencial de crescimento da empresa. Mas o fato é que migrar para a nuvem deixou de ser um processo longo e complicado há algum tempo.

O mercado hoje conta com soluções e plataformas que realizam a migração de sistemas de gestão para a nuvem de forma simples e rápida, sem as imaginadas dores de cabeça ou complicações que todo gestor teme. Mas, é claro, a plataforma não resolve tudo sozinha. É preciso também contar com o apoio de um time de especialistas com expertise nesse tipo de migração para gerar mais eficiência ao processo.

É possível. E o Reclame Aqui já viveu essa experiência!

Foi com o conjunto “tecnologia e profissionais de alto nível” em mãos que o Reclame Aqui, maior canal de comunicação e solução de conflitos entre consumidores e marcas, além de ser a maior plataforma reputacional da América Latina, conseguiu colocar 100% do seu time em trabalho remoto durante a pandemia do Coronavírus. Apesar de já ter boa parte do time alocado em home-office, com o apoio das equipes Okser e Sky.One foi possível atingir a totalidade do quadro de colaboradores com a migração do sistema financeiro da empresa para a nuvem, utilizando o SAP Business One.

O processo envolveu mover todos os dados da base do software para os servidores na nuvem, e aconteceu de forma tão simples e rápida que o tema foi destaque em alguns dos principais veículos de tecnologia na mídia, trazendo mais detalhes sobre como foi essa experiência para o Reclame Aqui. Confira alguns:

Por meio dessa iniciativa, a empresa dá outra guinada em sua história de gestão, permitindo que o time possa continuar trabalhando de forma remota enquanto for necessário e até mesmo analise a possibilidade de adotar essa opção após o término da pandemia.

E se você ainda tem dúvidas sobre migrar para um sistema de gestão em nuvem ser uma boa opção ou não, tente imaginar a quantidade de dados que uma empresa como o Reclame Aqui precisa processar diariamente. Se deu certo pra eles, dá certo pra você!

O Auto.Sky Business One é uma tecnologia desenvolvida especialmente para a SAP e parceiros de implantação que buscam por uma infraestrutura completa em nuvem e conta ainda com acesso mobile pelo aplicativo SAP Business One. Tudo isso permanece armazenado e seguro na nuvem, garantindo alta performance e um custo de hospedagem de dados muito mais baixo do que com a utilização de servidores locais. Sem contar que permite ampliar a estrutura da empresa conforme a necessidade sem nenhuma dificuldade.

Agora é a sua vez

É evidente que o atual cenário do mercado tem muitos desafios a serem desbravados. Mas as dificuldades tecnológicas não precisam ser um deles.

Até porque em algum momento a crise vai passar. E se a sua empresa não evoluir, ficará para trás daquelas que avançaram durante os tempos difíceis e você continuará tendo outros desafios maiores a superar.

O trabalho remoto, por exemplo, já é visto por muitas empresas como uma opção mesmo depois da crise, pois pode trazer índices de economia gigantescos para empresas com grandes times que atuam em escritórios. Sem contar que elimina a dificuldade de captar talentos na região quando permite contratar profissionais de qualquer lugar do mundo!

Para isso, no entanto, é preciso estar preparado! Assim ficará muito mais simples realizar a gestão de projetos em home-office e aproveitar ainda os outros benefícios que essa modalidade oferece, com crise ou sem crise. E isso pode custar muito menos do que você imagina.

Se sua empresa ainda não consegue aproveitar todos os benefícios de um sistema de gestão em nuvem porque teme o processo de migração, entre em contato com nossa equipe e juntos traçaremos o plano ideal para proporcionar mais flexibilidade e performance para o seu negócio.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista