Melhores práticas para a gestão do fluxo de caixa - Parte II

Entenda como é possível obter acompanhamento contínuo e melhor controle financeiro em uma boa gestão do fluxo de caixa a partir de hoje.

O tema fluxo de caixa é inesgotável, porque apesar de resumidamente representar a capacidade de pagamento de uma empresa em determinado período, ele impacta em cheio nas tomadas de decisão para investimentos e empréstimos, ou seja, o sucesso ou o fracasso dos negócios. Por esse e outros motivos é que trouxemos as melhores práticas para a gestão do fluxo de caixa - parte II. Além de complementar as informações para que sua empresa domine esta operação, apresentamos em detalhes a tecnologia que combate os vilões do fluxo de caixa ineficiente.

Visão total da posição de caixa

Equilibrar as contas, cumprir obrigações financeiras e fazer investimentos é o sonho de todo CEO. Apesar dos desafios de rotina, através de ferramentas e processos, manter tudo sob controle é possível. Para isso, abandone todo o esforço manual, processos ineficientes e planilhas de Excel. O mercado exige mudanças e você deve se preparar com tecnologias inovadoras para seguir em frente e atingir suas metas de negócio.

Para ter uma visão completa e verdadeira da posição de caixa, os dados financeiros devem ser disponibilizados em tempo real, incluindo o registro de transações bancárias. Somente através da capacidade analítica, com uma solução que favoreça a avaliação geral do desempenho de sua empresa com acesso a informações detalhadas sobre os resultados, as decisões se tornam assertivas.

Um universo de dados é construído e consolidado a partir do Banco de Dados do SAP Business One que é importado automaticamente para a ferramenta analítica Power BI, onde já são disponibilizadas diversas visões dos resultados. Ter esse processo sem interferência manual fornece aos líderes empresariais mais compreensão sobre o caixa atual e mais poder sobre as decisões que direcionam o futuro dos negócios.

Previsões assertivas

Bom, sabemos que as previsões não são exatas, mas devem manter uma alta taxa de precisão. Se os dados não são confiáveis, gera uma insegurança a mais, por isso automatizar e eliminar processos manuais, que são mais passíveis de erros, é o melhor caminho.

Ter o acesso centralizado aos dados financeiros, de vendas e outros que sejam relevantes, economizam tempo e garantem mais assertividade. Utilizar históricos de transações reais em um determinado período para projetar outro similar oferece mais exatidão.

Mais uma vez, o grande trunfo é contar com dados em tempo real, pois as previsões mais precisas são as que utilizam como base informações recentes. Através do módulo desenvolvido pela Okser exclusivamente para o SAP Business One, o acompanhamento em tempo real de toda a operação da empresa apoia o direcionamento estratégico no dia a dia.

Orçamento baseado em dados

Quem visa a entrega de resultados mais consistentes, sabe que estabelecer um processo de orçamento anual pode significar perda de dinheiro. Como estamos abordando as melhores práticas para o fluxo de caixa, este pensamento deve se manter distante.

Para alocar os orçamentos de acordo e ter o controle em suas mãos, o SAP Business One permite a criação de cenários que consideram os Centros de Custo e os Centros de Lucro. A funcionalidade trabalha com cenários para budget e forecast com redistribuição automática para os meses subsequentes dos valores orçados conforme o realizado.

Para prevenir possíveis erros e corrigir os já existentes, crie o hábito de acompanhar o estado de saúde do seu negócio. Com uma solução tão completa, fica mais simples promover reajustes de rota, caso precise.

Controle e monitoramento de gastos

Se um dos vilões das melhores práticas para a gestão do fluxo de caixa é a falta de políticas e regras que protegem contra fraudes financeiras, o uso de um ERP oferece maior visão de que os procedimentos formais de despesas foram seguidos pelos gestores, preservando a autonomia, sem extrapolar valores.

Proatividade nas cobranças

Automatizar a comunicação de cobrança de dívidas com o cliente gera mais eficiência. Um e-mail de alerta sobre as datas de vencimento pendentes pode reduzir as baixas de dívidas incobráveis. Desta forma, o profissional que tinha seu tempo dedicado à tarefa pode apoiar o time financeiro em outras ações e manter o fluxo de caixa em dia.

Saiba mais sobre a solução

A informação certa no momento certo torna-se um grande diferencial num mercado competitivo. Seja para direcionar investimentos em infraestrutura, pessoal, estoques ou pleitear a aquisição de recursos no mercado financeiro e investidores, a correta análise das demonstrações financeiras muitas vezes determina o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

O SAP Business One é uma poderosa ferramenta desenvolvida para auxiliar no planejamento e controle financeiro mais detalhado dos recursos da sua empresa. Ela irá apurar e projetar o saldo financeiro disponível, em uma determinada linha do tempo, considerando as transações dos documentos Contábeis e Planejados.

Quais funcionalidades do Fluxo de Caixa Okser são decisivas para que os clientes migrem para a solução?

  • Alteração do Centro de Custo no Documento de Marketing em massa

Os tipos de documentos lançados no SAP são classificados como Contábeis e Planejados. Os documentos contábeis com data conhecida de vencimento podem ser alterados gerencialmente para melhorar a previsibilidade. Os documentos planejados têm data de vencimento calculada pelo módulo de fluxo de caixa usando como base os eventos esperados.

  • Previsões e Simulações

Mesmo sem saber quem é o cliente ou fornecedor, esta funcionalidade permite criar um cenário com lançamento de previsão de impostos, entre outros, gerando menos surpresas no caixa.

  • Atualização de Data do Documento de Marketing

Consulte e selecione os documentos de marketing para alteração em lote do campo Data Fluxo Caixa, com registro no relatório através do campo Data Vencimento Fluxo de Caixa, o que facilita a rotina do profissional de finanças.

  • Alteração da Data Base da Entrega para o Fluxo de Caixa

Determine novas datas de projeção do fluxo de caixa por linha do documento e a % da quantidade para entrega em arquivos como Pedido de Venda, de Compra, Entrega, entre outros. Apuração dos Impostos Mantenha a conformidade inclusive sobre a apuração de impostos a recolher, como IRF Contábil, Impostos Contábeis, IRF Planejados e Impostos Planejados, o que evita multas e gastos desnecessários com juros. Relatório do Fluxo de Caixa Permite a visualização da data e horário do lançamento de Contas a Pagar e Receber de acordo com a última carga inserida trazendo mais transparência ao fluxo de caixa.

Conte com um ERP que simplifique os processos financeiros de seu negócio. Descubra tudo sobre a solução através do time da Okser clicando aqui.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista