Importância do feedback para colaboradores e empresa

Investir em feedback é uma prática que está bastante relacionada à cultura organizacional e instrução dos recursos humanos na gestão de pessoas, que guiam gestores a apresentar resultados positivos e negativos para seus colaboradores de maneira correta.

Essa é uma atividade em conjunto, ou seja, líderes e RH trabalham para proporcionar o feedback de acordo com as melhores práticas, respeito ao profissional e documentação.

Mas, por que é tão importante? Devemos entender que essa é o meio principal da empresa reconhecer cada um de seus colaboradores, enquanto implementa melhorias na gestão de pessoas e cultura no negócio.

Por isso, é fundamental que os gestores estejam preparados para desempenhar essa tarefa e os recursos humanos também estejam prontos para dar esse suporte aos líderes.

O feedback é um tema bastante atual, especialmente após a adesão do home office, anywhere office e outros meios de jornada de trabalho. Mas, existem alguns aspectos precisam ser levados em consideração para haver assertividade, seja à distância ou presencial.

Confira o conteúdo do nosso parceiro, PeoplebyStarSoft, focado em tornar o RH das empresas cada vez mais estratégico e humanizado.

O que é um feedback para colaboradores?

Para que você entenda facilmente, o feedback é a maneira que as empresas encontraram de informar se os colaboradores estão indo bem (ou não), conversar sobre seu desempenho, com intuito de manter uma conexão com a equipe e qualidade do serviço.

Mas, é importante ressaltar que o feedback não é “bronca”, mas sim uma orientação. Assim, trata-se de uma ferramenta estratégica para alinhar e realinhar pontos fundamentais para os negócios e para resultados do próprio profissional e time.

Veja também que essa é uma prática contínua, que evoluí a cada conversa para erguer uma cultura construtiva e colaborativa.

Objetivos?

Inicialmente, ao aplicar o feedback, líderes e RH têm o objetivo de contribuir para o crescimento profissional de seus colaboradores. Além disso, pode ajudá-los a entender como avaliar a si mesmo, identificar pontos fortes e fracos, e indicar melhorias de suas falhas.

Essa tarefa começa aos pouquinhos, quando a empresa não tem esse costume, para que o feedback seja integrado verdadeiramente à cultura organizacional. Veja também outros objetivos:

  • Implementar a cultura organizacional de desempenho;
  • Alinhar expectativas entre empresa e profissionais;
  • Mostrar reconhecimento a seus colaboradores;
  • Motivá-los e gerar engajamento;
  • Reter talentos;
  • Tornar a conversa muito mais fácil e acessível;
  • Melhorar a performance individual Melhorar o desempenho coletivo, dos setores;
  • Criar um ambiente de trabalho de maior qualidade.

E, obviamente que cada empresa vai desenvolver seus próprios objetivos, conforme suas necessidades e o que esperam dos colaboradores e deus líderes como um todo.

Quatro modelos de feedbacks para colaboradores que você pode utilizar

A seguir, confira alguns exemplos de feedbacks que são mais comuns e que são benéficos para o desempenho, sinergia e para os negócios!

Feedback Positivo

Resumidamente, o feedback positivo é um meio para pontuar ações positivas dos profissionais e equipe, utilizando uma abordagem que promove o ânimo dos colaboradores.

Esse engajamento acontece por conta do reconhecimento por ações positivas. Portanto, recomendamos valorizar bons resultados e cumprimento de metas.

Avaliação Negativa

É normal ter alguns momentos menos produtivos ou com alguns contratempos, por isso, gestores e líderes precisam estar atentos e mudar essa situação.

Aí que o feedback negativo entra como fundamental para ajudar os profissionais que estão com desempenho menor ou prejudicado. Portanto, essa ação faz com que eles recuperem produtividade, engajamento e alcance resultados elevados profissionalmente.

Modelo Sanduíche

O modelo “sanduíche” é bastante benéfico, visto que ele une o feedback positivo com o negativo e que o colaborador pode ter. Ou seja, trabalha a avaliação como um todo.

Essa é técnica que se popularizou com o livro Gerente-Minuto’, dos autores Ken Blanchard e Spencer Johnson, publicado na década de 1980, mas, obteve atualizações recentemente.

Esse método em dividido em três etapas: abrir e fechar a conversa de forma positiva, bordar o que ainda precisa melhorar e oferecer oferecendo indicações de como não repetir esse aspecto negativo.

Feedback Construtivo

Por fim, falamos desse modelo de retorno construtivo que é bem parecido com o positivo, mas tem diferenças, pois a gestão vai expor pontos positivos e meios de aumentar a eficiência.

O feedback construtivo também tem o intuito de impulsionar a carreira dos colaboradores, pois demonstra valorização e quais são suas possibilidades de crescimento.

Como realizar um retorno para os trabalhadores?

Separamos algumas sugestões de como você pode aplicar o feedback na empresa e auxiliar os gestores nessa tarefa unido ao RH. Então, veja algumas ideias!

  1. Prepare o ambiente: escolha um ambiente adequado em que o feedback será realizado. Isso vai assegurar confiança, acolhimento e boa conexão.
  2. Seja prático: mesmo que seja importante apresentar o ponto de vista, exemplo de conduta, ações e demais detalhes, é importante que o feedback seja objetivo e prático.
  3. Cuidado com a abordagem: é importante ser claro e respeitoso, porque isso vai impactar diretamente na conversa e absorção das informações. Então, atente-se ao que se refere a abordagem.
  4. Impulsione e fortaleça a cultura do feedback: quando o RH e empresa focam em tornar o feedback parte da cultura e não uma atividade burocrática, a ação responde muito melhor e positivamente. Portanto, inclua essa avaliação da cultura organizacional.

Como o RH participa desse processo?

Convidamos nossa colaboradora Adriana Rocha Fernandes, analista de RH, para explicar como o RH ajuda os gestores a aplicar o feedback com assertividade. Confira!

Qual o papel do RH no processo de feedback?

R.: Promover uma comunicação transparente junto aos colaboradores e estreitar os relacionamentos. Assim, podemos deixar o caminho aberto para uma comunicação baseada na confiança e diálogo assertivo.

Como os recursos humanos podem auxiliar os gestores?

R.: O RH consegue auxiliar os líderes por meio de informações claras e objetivas sobre a equipe que está em sua responsabilidade.

Então, por meio dos feedbacks individuais, pontuar pontos fortes, fracos e atenção individual que cada colaborador deverá ajustar.

O que pode ser feito para documentar tudo aquilo que foi apresentado ao colaborador?

R.: Essa documentação pode ser feita através de relatório individual, em que todos os pontos levantados ficam documentados, sendo anexados ao prontuário para eventuais consultas.

Como proceder no caso de um feedback bastante negativo?

R: Em casos de feedbacks negativos, a tratativa deve ser um trabalho em conjunto de gestão e recursos humanos. Então, juntos vão levantar todos os pontos e verificar como pode ser melhorado a curto prazo. Desse modo, podemos evitar uma cadeia de feedback negativos e desmotivações.

Qual a melhor conduta para realizar o feedback?

R.: Ressaltando os pontos positivos relativos às ações tomadas do colaborador, desta forma o incentivando a continuar contribuindo e gerar bons resultados. Assim:

  • Evidencie os pontos positivos;
  • Engaje o comprometimento de todos;
  • Ressalte o sucesso das entregas e ações realizadas.

Além disso, tenha atenção à maneira de aplicação do feedback corretivo referente as ações não agradáveis do colaborado ou equipe como um todo.

Ressaltamos esse aspecto, pois o feedback para correção deve ser utilizado como um alerta às ações aplicadas e não um sentimento de ameaça ao colaborador. Então, se sua empresa precisa levar essa inteligência e modernização aos processos de RH, nós podemos te acompanhar nessa jornada e levar sua empresa aos caminhos certos com o parceiro ideal! Fale com um de nossos especialistas.

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