Gestão de talentos: habilidades, carreira e capacitação

Atualmente, atrair e reter talentos nas empresas tem sido uma tarefa árdua, especialmente entre os mais jovens. Isso acontece, pois, os profissionais se importam além de salário e benefícios básicos.

O estudo internacional “PwC Pulse: Next in Work”, feito em 2022, demonstra como os profissionais levam em conta outros tipos de vantagens. Conforme a pesquisa, dentro os colaboradores entrevistados, a maioria afirmou valorizar também as ofertas de emprego com benefícios não monetários, que envolvam crescimento na carreira e capacitação.

Sabendo da importância de impulsionar uma liderança que preza pela carreira de seus colaboradores, decidimos compartilhar o conteúdo do nosso parceiro StarSoft sobre gestão de talentos, com sugestões de como elevar a capacitação do time a partir de suas habilidades.

Então, leia o material completo e comece a aplicar a gestão de talentos voltada à carreira, habilidades e capacitação em sua empresa!

O que é gestão de talentos?

Quando falamos de gestão talentos, é preciso ir além de extrair maior produtividade das habilidades dos profissionais. É necessário existir a preocupação genuína com os colaboradores, considerando suas particularidades e potencialidades

Assim o fator humano está atrelado aos objetivos estratégicos da organização, que são planejados a longo prazo, de maneira que trabalhe também com recursos humanos.

Sugerimos que a gestão talentos ocorra em conjunto do RH porque representa uma área competente para avaliar as habilidades dos profissionais contratados e avaliar suas intenções estando na empresa.

Desse modo, é possível atrair e manter esses talentos com um desenvolvimento e manutenção de uma equipe com alto desempenho, que esteja alinhada com a cultura organizacional.

Além disso, ao gerir os talentos, líderes e RH conseguem engajar e fazer com que os colaboradores se sintam encaixados e motivados a darem seu melhor para o crescimento do negócio.

Gestão de talentos é a combinação de esforços e incentivos estratégicos com o objetivo de atrair, contratar e reter profissionais de destaque, talentos, na empresa.

Ao focar na gestão de talentos a organização garante a satisfação de seus melhores colaboradores e a saúde do negócio.

A importância e benefícios da gestão de talentos

Primeiramente, implementar uma gestão de talentos com capacitação proporciona um melhor desenvolvimento das habilidades dos profissionais. Há também maior controle da atuação dos colaboradores, aproximação e flexibilidade.

E, além desses dois aspectos citados acima, gestores e profissionais conseguem observar benefícios importantes, como:

Democratização do trabalho

Os líderes passaram a investir na capacitação de seus profissionais e, consequentemente, a confiar mais em seus colaboradores com as habilidades certas, que são cotidianamente impulsionadas.

Progresso tecnológico

A partir de uma gestão voltada a identificar as habilidades dos trabalhadores, passou a ser possível direcionar os colaboradores para determinadas funções, inclusive para atividades que envolvem transformação digital acelerada.

Além disso, permitiu o aprendizado dessas tecnologias, como a inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML). Isso fez que as empresas se ajustarem a novos modelos de negócios e a processos eficientes.

Melhorar a integração

Ao identificar os talentos e competências, os gestores passam a direcionar os profissionais melhor ainda e engajam o sentimento de equipe, um ajudando o outro com suas habilidades, que levarão um negócio adiante.

Assim, os líderes promover uma integração completa, com aprendizado do que cada fluxo de trabalho precisa e quem tem experiências e habilidades que possam ser dimensionadas para atender às necessidades de negócios em evolução.

Rápida alocação de novos talentos

Com auxílio da tecnologia e indicadores, gestores e líderes conseguem alocar seus profissionais, sendo direcionados por dados que começa lá no processo de contratação e ao longo de sua jornada e performance.

Esses também é um reflexo de uma gestão que acompanha o processo de perto, incentivando a integração e equipes multifuncionais. Cuidado com a experiência do colaborador Um dos pontos principais da gestão de talentos é focar na experiência do colaborador. Por isso há o sentimento de fazer parte de algo grande, confortável com seus colegas, e líderes.

Requisitos para haver um gerenciamento de habilidades e carreira

As empresas precisam de uma estratégia baseada em habilidades para poder investir em capacitação e impulsionar a carreira de seus colaboradores dentro da organização. O RH é um setor que pode auxiliar nessa tarefa com uma abordagem voltada as competências dos trabalhadores vistas no contexto de contratação e no dia a dia. Então, para promover o gerenciamento de habilidades e carreira dos profissionais, gestores e recursos humanos podem seguir esses requisitos básicos:

Uma base de dados

Lembra que citamos a necessidade de avaliar dados? Pois então, para realizar essa tarefa, é importante reunir uma base de dados e analisá-lo, principalmente com auxílio da tecnologia.

Relatórios e análises

Para identificar as habilidades de cada membro das equipes, gestores e RH precisa analisar perfis. Essa é uma tarefa detalhista, que vai além de ter contato no dia a dia. Por isso, desenvolva um controle, relatórios e análises das habilidades necessárias para organização, a fim de investir com assertividade na capacitação e carreira dos trabalhadores.

Tecnologia

Desenvolver relatórios, análises de dados e controle sobre investimento na carreira dos profissionais requer inovação que seja capaz de reunir tudo isso e tornar otimizado.

E como isso é possível? Com o auxílio da tecnologia e suas ferramentas nos planos em ação e desenvolvimento de talentos.

Alguns exemplos de soluções para desenvolver profissionais na empresa, são:

  • Ferramenta para People Analytics;
  • Business Intelligence;
  • Solução para capacitação online;
  • Ferramenta para onboarding;
  • Portal RH para comunicação e organização.

Cultura organizacional voltada à carreira e capacitação

Por último, a gestão precisa alinhar a cultura organizacional para a valorização dos colaboradores e identificação das habilidades que guiam líderes a investir em capacitação dos trabalhos que, consequentemente, impacta na carreira do profissional

Processos atrelados à gestão de talento

Veja 13 processos que impulsionam o gerenciamento dos talentos:

  1. Mapear talentos no mercado;
  2. Desenvolver estratégias para atrair talentos;
  3. Boas práticas de Employer Branding;
  4. Recrutamento e processo seletivo para contratação de novos colaboradores;
  5. Selecionar talentos alinhados à cultura da empresa;
  6. Treinar e desenvolver os talentos;
  7. Planejar o desenvolvimento dos profissionais;
  8. Fazer com que os trabalhadores se sintam pertencentes;
  9. Reter talentos;
  10. Promover colaboradores talentos;
  11. Proporcionar possibilidade de assumir cargos mais elevados e novas responsabilidades;
  12. Avaliar o desempenho;
  13. Promover feedback e cooperar para o crescimento do profissional.

Tecnologia a favor do desenvolvimento, capacitação e carreira profissional

Como citamos neste conteúdo, os líderes e RH precisam implementar a aquisição e utilização da tecnologia para haver a gestão de talentos de maneira assertiva.

Esse investimento e confiança em soluções tecnológicas ocorre porque elas proporcionam agilidade, otimização, segurança e facilidade tanto pata os gestores quanto para os profissionais.

Portanto, foque em utilizar a transformação digital a favor do RH e gerenciamento dos talentos, com a finalidade de melhorar a capacitação e desenvolvimento de carreira dos trabalhadores. E procure uma empresa séria para fornecer essas soluções.

A People by StarSoft é uma empresa que desenvolve sistemas para RH e gestão de pessoas, com uma experiência de mais de 30 anos no mercado do Grupo StarSoft.

Para recursos humanos, a People by StarSoft disponibiliza softwares para:

  • Folha de pagamento;
  • Gerenciamento de talentos;
  • Gestão de ponto;
  • Saúde e Segurança do colaborador;
  • Integração com eSocial;
  • Portal RH e comunicação.

Se sua empresa precisa levar essa inteligência e modernização aos processos de RH, nós podemos te acompanhar nessa jornada e levar sua empresa aos caminhos certos com o parceiro ideal! Fale com um de nossos especialistas.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista