Gestão de projetos aliada ao BackOffice: agilidade organizacional na era digital

Palestra de Marco Vonzodas durante o ERP Summit trouxe os avanços sobre o tema e mostrou como a tecnologia é uma aliada para otimização de processos.

Sistemas engessados, que não se comunicam, geram problemas com a gestão administrativa (auditoria, controle financeiro, contas a pagar, faturamento, entre outros). O que parece um pesadelo, é realidade em algumas empresas, mas não precisa ser assim.

O ERP Summit, o maior evento da América Latina sobre software e gestão, conectou o mercado ao que há de melhor em tecnologia nos dias 12 e 13 de abril no Expo Center Norte. “O software como agente da transformação humana e dos negócios” foi o tema central e Marco Vonzodas, Sócio Diretor da Okser, empresa parceira SAP e especialista em implementações de soluções integradas em gestão empresarial e de projetos, marcou presença como palestrante nesta 4ª edição.

Na Arena voltada a Serviços, Vonzodas explorou as vulnerabilidades detectadas em empresas através de estudos de caso em situações típicas e mostrou quais os caminhos para atingir o sucesso.

Na ocasião, ele apresentou funcionalidades do MARIProject (solução de Gestão de Projetos integrada ao ERP SAP Business One para empresas de Serviços em crescimento que são orientadas a Projetos). A ferramenta é acessível e inovadora, de fundamental importância para controlar todas as etapas de projetos realizados pela empresa.

Desafios no gerenciamento de projetos

Mas o que é de fato gerenciar um projeto? Atender prazo, escopo e custo são atividades críticas e qualquer alteração em um destes pontos do tripé, ou melhor, deste triângulo, provoca impactos no projeto. Sem um software para obter o controle dos processos operacionais, é fácil imaginar que algo sairá do rumo.

Com o MARIProject é possível otimizar o tempo e reduzir os custos dos seus projetos, tomando decisões com base em informações obtidas de forma rápida e muito objetiva.

A solução foi desenvolvida especificamente para o SAP Business One, integrando processos de forma nativa.

O que pode surpreender negativamente durante o andamento do projeto é a concentração na carga de trabalho estimada, já que ela é a base do planejamento, porém, ao substituir recursos durante a realização do projeto é necessário levar em conta o custo do recurso. São muitas as variáveis que podem colocar em risco o resultado do projeto.

Mas você também pode ser surpreendido de maneira positiva e nós podemos provar. Em uma empresa de serviços, o uso de tecnologias inteligentes possibilita a otimização do esforço do vendedor e torna sua atuação muito mais assertiva, pois a consulta e análise do histórico agrega valor ao trabalho do profissional - Isso sem falar na possibilidade de estruturar a oferta de projetos com base em “templates” ou até mesmo em projetos similares que a empresa conduziu no passado.

Durante sua apresentação no ERP Summit, Marco demonstrou o SAP Business One com o MARIProject, reforçando a solidez e expertise na vertical de Serviços Profissionais.

Vantagens da integração entre SAP Business One e MARIProject

Em uma plataforma única, com certificação SAP, é possível controlar projetos e realizar o planejamento de recursos, compras, apontamento de horas e despesas, controle de faturamento, análises e relatórios, com painel de suporte ao cliente. Tudo isso em uma solução que também disponibiliza uma interface para dispositivos móveis (smartphones e tablets), que traz mais liberdade ao profissional e garante agilidade na tomada de decisões (dados em tempo real).

Com softwares heterogêneos, os dados são gravados em mais de uma aplicação (seja através de entradas manuais ou integração - que não ocorre em tempo real), aumentando o consumo de tempo e ampliando as chances de erros.

“O que é específico ao projeto é direcionado ao MARIProject que é embarcado, então é mais fácil trabalhar oportunidade de vendas, assim como criar um novo projeto através de templates prontos. A solução replica as fases e permite alterar aquilo que difere naquele projeto em específico, como por exemplo: mudança na carga horária, pessoas que irão atuar em determinado cliente, entre outros”, conforme destacou Marco.

Finalizando, Marco trouxe o caso de sucesso com a empresa SSI Schaefer com os feedbacks diante da escolha das soluções. Antes do MARIProject, tudo era feito via Excel, sem uso de softwares para controle e gerenciamento de projetos. Foi uma grande mudança!

Se você esteve na palestra durante o ERP Summit, compartilhe qual foi o ponto que mais te chamou a atenção ou que insight obteve!

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista