Escolhendo SAP na Nuvem versus on premise

Os gestores da área de TI das empresas que buscam a melhor solução em ERP sempre ficam com uma questão em mente: é melhor usar uma solução local, com o software instalado a partir do servidor interno e infraestrutura de computação própria, ou devem optar por uma solução em nuvem?

É a grande dúvida. SAP na nuvem versus on premise. No caso da nuvem, esse é o modelo onde o software SAP é implantado e gerenciado usando a tecnologia cloud e os usuários fazem o acesso pela Internet.

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida de forma rápida. Para a maioria das pessoas, é muito cômodo manter sua configuração atual e a forma como sempre utilizou os sistemas. Talvez, a sensação geral seja de que tudo está funcionando bem. Mas você já perguntou a seus colaboradores como é a influência de um software no seu dia a dia de trabalho?

Muitos se surpreendem ao saber de problemas que não são relatados – grande parte destes por não se pensar bem antes de escolher usar o SAP na nuvem ou SAP on premise.

Para ajudar você nessa escolha, preparamos um conteúdo completo apresentando como cada modelo funciona.

Como funciona o SAP on premise?

O SAP on premise representa o modelo de utilização onde cada empresa utiliza seus equipamentos e hardwares físicos, geralmente colocados em um espaço exclusivo, para funcionar como data center e lidar com todas as informações e tráfego de dados da aplicação.

Com esse modelo, é necessário investir um alto valor para contar com bons equipamentos que consigam suprir a demanda de cada organização. Mas, além dos servidores principais, é preciso arcar com todos os equipamentos periféricos de conexão com os servidores.

Toda a atenção da empresa deve estar nessa área específica, já que qualquer problema que vier a acontecer precisa ser solucionado o mais rápido possível para que não exista o risco de ter toda a operação parada.

Características do SAP on premise

Veja quais as características que marcam o modelo SAP on premise:

  • Cuidado a mais para ter segurança: no SAP on premise a segurança de dados está em suas mãos. É fundamental que você tenha políticas e procedimentos de segurança para proteger sua infraestrutura de TI contra diversas ameaças, como os vírus;
  • Equipe de TI: se você não tiver uma equipe de TI interna para gerenciar o servidor, saiba que ela será indispensável para controlar toda a área de data center;
  • Backup de dados: ter o SAP on premise significa que você deve ter o trabalho de realizar o backup de seus dados manualmente. E não se esqueça de testar a solução de backup regularmente;
  • Tempo de inatividade: e se o seu servidor falhar? Sua empresa pode sofrer se passar algum tempo com a inatividade do sistema. Por isso é preciso contar também com um time preparado para fazer os reparos, além de um servidor de apoio.

Como funciona o SAP na nuvem

Diferentemente do modelo on premise, o SAP na nuvem possui uma forma totalmente diferente de funcionamento. Com ele, o sistema é migrado para o data center do provedor de serviço em nuvem. Com isso, cada empresa passa a ter acesso a todos os dados através da internet, sem se preocupar em ter um alto volume de gastos na aquisição de equipamentos próprios.

Características do SAP na nuvem

Veja agora quais as características que marcam o modelo SAP na nuvem:

  • Suporte 24 horas: com a contratação do serviço do SAP na nuvem, você pode ficar totalmente despreocupado com as questões mais técnicas. Existe uma equipe de suporte 24 horas para resolver qualquer problema;
  • Time especializado: ao usar o modelo na nuvem, sua empresa passa a contar automaticamente com um time de especialistas, pronto para atender todas as demandas que surgirem, além de ser especializado na área;
  • Cobrança por usuário: nessa maneira de utilizar o SAP, o valor usado para contratar a solução é calculado baseado no número de usuários que fazem uso do sistema. Isso facilita na hora de identificar o investimento e ainda ajuda a reduzir os custos;
  • Segurança: todas as certificações exigidas já estão presentes nos data centers em nuvem, garantindo a confiança de ter total segurança na movimentação dos dados.

Como escolher o melhor: SAP na nuvem ou SAP on premise?

Para facilitar o trabalho de escolha do modelo que vai utilizar na sua empresa, é importante levar em consideração todas essas características que vimos até agora. Mas, além delas, é importante comparar o funcionamento de cada uma nos tópicos a seguir:

Gerenciamento

Esses dois modelos distintos também exigem uma abordagem completamente diferente na parte de gerenciamento. Na nuvem, o foco está no objetivo final de realizar a migração completa sem nenhum problema. Portanto, o papel da empresa contratada para realizar o trabalho deve ser muito mais como um agente de mudança.

Por isso, tenha bastante clareza ao selecionar um parceiro de implementação, que esteja ciente dos desafios que podem surgir em seu caminho e que possa oferecer os recursos para combatê-los.

Volume de investimento

Você prefere ver sua solução de TI como um ativo interno, que recebeu um alto investimento para estruturação, ou prefere um custo mensal estável?

Na prática, você quer ter sua própria solução para contratar uma equipe para fazer a gestão e controle ou contar com especialistas disponíveis 24 horas por dia, sempre que você precisar deles – até quando não estiver precisando. Talvez um custo mensal estável, como a implementação do SAP na nuvem, seja mais adequado para sua empresa, oferecendo acesso ao suporte total de um fornecedor confiável, que garantirá o sistema sempre atualizado.

Facilidade de uso

A simplicidade pode ajudar sua empresa com a vantagem de estar sempre à frente de seus concorrentes e da capacidade de se adaptar rapidamente quando necessário.

Ou seja, manter sua solução principal o mais simples possível passa por escolher o modelo que vai permitir ter mais facilidades. Aspectos como suporte e segurança podem se tornar grandes dores de cabeça caso não consiga ter um modelo fácil de ajustar.

Atualizações

A melhor prática para seu ERP é seguir um cronograma regular de atualizações para todos os principais componentes do seu sistema SAP. Permitir que essas atualizações sejam ignoradas coloca sua empresa sob o risco de encontrar erros de quebra de sistema, do banco de dados e também das camadas executáveis ​​do SAP.

Isso poderia resultar em níveis mais altos de inatividade do sistema. Em alguns casos, a falta de um cronograma de atualizações pode causar vulnerabilidades de segurança.

Por tudo isso, o modelo se SAP na nuvem ajuda a ter atualizações feitas automaticamente, sem se preocupar diretamente com a área de TI. Já no modelo on premise, é preciso ficar bem atento para não perder nenhuma atualização nova e já recomendar a instalação pelos responsáveis da área de TI.

Para conseguir utilizar a aplicação SAP na nuvem, é importante buscar a melhor ferramenta para fazer essa migração de forma rápida e segura. Essa solução é a Auto.Sky Business One! Conheça todos os detalhes da ferramenta que permite fazer a migração do sistema SAP para nuvem de forma ágil e segura, sem complexidade, e entregando tudo que você precisa para o funcionamento adequado do sistema SAP.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista