Entenda a importância da análise de dados para o RH

Já falamos sobre como diagnosticar se o seu RH se tornou digital, sobre o Employee Experience, futuro do trabalho e suas tendências, mas no dia de hoje a temática é sobre Análise de Dados.

Queremos te explicar sobre a importância da análise de dados para o RH e como essa prática impacta positivamente o dia a dia a área de recursos humanos, assim como gera benefícios para toda a organização.

Então, para entender a importância dessa metodologia detalhada pelo nosso parceiro StarSoft, confira o conteúdo completo em nosso blog.

Boa leitura!

Relação de Big Data com People Analytics

Muitos podem questionar como o Big Data está inserido no processo de People Analytics. Acontece que big data realiza a organização, refinamento e análise de uma grande quantidade de dados.

Desse modo, ele serve como matéria-prima para o método de people analytics, fazendo com que os profissionais de RH possam analisar as informações, identificar padrões e tendências que tornam os profissionais eficientes, produtivos e motivados.

Compreende agora? É uma relação em que um precisa do outro, principalmente para promover a agilidade e otimização do processo.

Benefício principal dos softwares de análise de dados para o RH

Com certeza o principal benefício da análise da dados na empresa é digitalização do processo de avaliação das informações internas e dos colaboradores. Isso ocorre porque, atualmente, o Big Data está entre os principais pilares para evolução do RH.

Com a transformação digital, a tarefa passou a ser automatizada e, consequentemente, otimizar a análise de dados, diminuir erros humanos, elevar a segurança das informações e armazenar mais facilmente.

Além disso, esses sistemas para avaliação de informações permitiram que os profissionais de recursos humanos fossem utilizados para tarefas estratégicas, principalmente em relação à interpretação desses dados e aplicação das ações necessárias, com planejamento.

Assim, os softwares promovem respostas que são trazidas por meio da automação, colaborando para interpretação assertiva, pois se baseia em dados filtrados.

Entretanto, para que isso seja possível, é fundamental que a empresa invista na qualificação e capacitação de seus profissionais de RH, para que consigam desempenhar essas atividades corretamente.

Importância da análise de dados para o RH

Conforme o uso da internet aumentou, a geração de dados também se elevou. Então, as organizações lidam com um grande volume de informações diariamente.

Com o RH não é diferente. A cada abertura de vaga, contratação e desligamento, os recursos humanos acabam trabalhando com inúmeras informações.

Portanto, trata-se de uma realidade que hoje precisa da análise de dados para o RH por meio da tecnologia, já que a análise dos números corporativos pode levar a maiores índices de produtividade e lucro.

Frente a tudo o que foi descrito, vemos que a análise de dados tem uma importância insubstituível para o atual momento que as empresas lidam.

A seguir, iremos esclarecer algumas vantagens da prática de análise de dados para o RH, que acabam sendo promovidos por dois métodos: Big Data e People Analytics. Acompanhe!

Atuação do RH mais estratégica e eficaz

Como os softwares de automação entregam informações filtradas e precisas, a equipe de recursos humanos consegue agir com estratégia, fazendo com que as ações sejam eficazes.

Isso ocorre porque os profissionais conhecem bem o que está acontecendo dentro e fora da organização. O abastecimento de informações eficientes ajuda na formulação de planos, consequentemente, na tomada de decisões.

Por isso que o Big Data é crucial na análise de dados, pois organiza, realiza o refinamento e análise de uma grande quantidade de informações. Assim, disponibiliza informações aos gestores, o que facilita o desenvolvimento estratégico.

Aperfeiçoamento contínuo da gestão de pessoas

O setor de recursos humanos tem a preocupação de desenvolver a gestão de pessoas com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores e gestores das áreas.

Portanto, a análise de dados corrobora para uma gestão de pessoas aperfeiçoada, de maneira contínua. Como resultado, o RH diminui: turnover, absenteísmo, desmotivação e problemas com relacionamento entre gestores e trabalhadores.

Melhoria da análise preditiva

A análise preditiva reúne técnicas estatísticas de mineração de dados, que envolvem a modelagem preditiva e aprendizado das máquinas, a fim de avaliar históricos e haver previsões de eventos, mesmo que desconhecidos.

Portanto, big data e machine learning fazem um papel crucial para o sucesso da análise preditiva, extraindo dados e identificando riscos e oportunidades dentro das empresas. Nesse caso, relacionado ao RH e gestão de pessoas.

Além disso, com o Big Data e People Analytics, o RH fica modernizado, garantindo que o setor esteja um passo à frente e alcance resultados exponenciais.

Precisão nas ações do RH

Como já comentamos, a automatização dos processos, inclusive da avaliação de dados, proporciona um enorme auxílio para a área de recursos humanos, já que agiliza tarefas, diminui erros, melhora a performance e até mesmo reduz custos.

Assim, uma boa parte das organizações já atuam com softwares de automação dentro do RH. Entre as tarefas automatizadas, encontramos:

  • Criação de campanhas;
  • Aplicações de pesquisas;
  • Filtragem de dados;
  • Criação de métricas e KPIs;
  • Armazenamento seguro.

A partir dessas tarefas automatizadas, as ações são desempenhadas com maior índice de sucesso. Além disso, gestores e líderes sabem realmente o que está acontecendo, de maneira precisa, sem margem de erros.

Retenção de talentos

A retenção de talentos está bastante interligada ao sucesso nas contratações, unido a ações de incentivo, treinamento e capacitação, comunicação e demais melhorias.

Ainda assim, uma das tarefas mais difíceis desempenhadas pelo RH, talvez, seja aumentar a retenção entre os colaboradores.

Essas altas taxas de rotatividade acabam gerando gastos de dinheiro, custos esses que poderiam ser revertidos para a retenção desses profissionais e outros recursos.

Então, com a análise de dados para o RH, os profissionais do setor conseguem avaliar melhor as estratégias para os colaboradores permanecerem, melhorar a produtividade e elevar a performance da organização.

Um dos meios que o people analytics e big data proporcionam, por exemplo, é a identificação de padrões entre as pessoas, entre os processos e na própria gestão. Dessa maneira, o RH consegue lidar melhor com tudo isso.

Conclusão

Ao observar todos os pontos positivos que a análise de dados promove, podemos contatar que o sucesso de várias ações acaba dependendo do uso dessa avaliação de informações por meio do Big Data e People Analytics. Portanto, caso sua empresa queira levar o setor de recursos humanos para um novo patamar, será essencial investir nessas tecnologias e metodologias.

Então, comece aplicando a análise de dados a partir de ferramentas de automatização de tarefas com as soluções da People by StarSoft, que são:

  • Portal RH;
  • Folha de pagamento;
  • Gestão de talentos;
  • Gestão de ponto;
  • Desenvolvimento de pesquisas;
  • Coleta, utilização e armazenamento de dados;
  • Análise dados;
  • Entre outros recursos.

Se sua empresa precisa levar essa inteligência e modernização aos processos de RH, nós podemos te acompanhar nessa jornada e levar sua empresa aos caminhos certos com o parceiro ideal! Fale com um de nossos especialistas.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista