Conheça as 10 previsões de Tecnologia & Negócios da IDC para o Brasil em 2021

Saiba quais são as tecnologias que podem despontar em 2021, segundo o IDC, e prepare sua empresa para essa evolução tecnológica.

Segundo o IDC, 2021 será um grande ano para a tecnologia no Brasil. Essa afirmação, pelo menos, é uma previsão bastante otimista para o ano, vide o avanço tecnológico que está acontecendo em outros países e, eventualmente, vai despontar no país durante 2021.

Desde avanços já sinalizados, como é o caso da tecnologia 5G, também veremos muitas novidades na área de conectividade, cloud, inteligência artificial e plataformas de colaboração. Mas as novidades, certamente, não vão parar nesses tópicos.

Quer conhecer os destaques citados pelo instituto de inteligência mercadológica? Então continue lendo para descobri-los. Boa leitura!

1. Massificação do 5G

A primeira das previsões do IDC é a adoção em massa das conexões 5G, conforme algumas reportagens já informaram recentemente. Além de proporcionar mais velocidade para o usuário final, a adoção das ultravelocidades também abre espaço para a criação de novas frentes de negócio.

E isso vai acontecer pela baixa latência proporcionada pelo 5G. Na prática, se muitos serviços ainda não eram possíveis por questões de largura de banda, o novo modelo de conexão vai possibilitar que smartphones, cada vez mais, sejam o "segundo cérebro" dos usuários — sejam clientes finais ou profissionais.

2. Novas noções de conectividade

E se o 5G está chegando para transformar o mercado, as novas noções e exigências da conectividade serão uma consequência inevitável da tecnologia em 2021. Sistemas em nuvem e mobilidade, cada vez mais, serão parceiros nessa nova visão do mundo.

Portanto, as arquiteturas de sistemas precisarão evoluir para acompanhar as transformações. Sistemas legados perderão espaço e, se não quiserem sumir do mapa, precisarão encontrar seu espaço no novo modelo digital.

3. Popularização do Edge Computing

A evolução da internet também afetará outros modelos e tecnologias que, até então, estavam criando seu caminho de forma bem tímida. Esse é o caso do Edge Computing, que vê em 2021 uma oportunidade para expandir com velocidade.

Com a necessidade de entregar conteúdo com velocidade e agilidade, nada melhor do que apostar no sistema distribuído para reduzir a latência e oferecer uma experiência sem limites ao público.

4. Cloud massificada na estrutura de TI

Se a computação em nuvem já era essencial para a informática nos últimos anos, em 2021 a tecnologia vai se tornar parte obrigatória dos sistemas, independentemente do modelo de negócio empresarial.

Com alta disponibilidade dos dados, além de boas práticas de segurança, o Cloud Computing irá se consolidar como o "maestro" das aplicações. Ou seja, a modernização das aplicações passa pela utilização dessa tecnologia em 2021.

5. Multiplicação dos recursos de inteligência artificial

Outro tópico já relevante no Brasil é a inteligência artificial. Com aplicações em negócios e segurança, a IA e suas ferramentas de Machine Learning vão dominar o cenário em 2021 — conforme predição do IDC.

Ainda segundo o instituto, os casos de uso mais importantes – agentes automatizados para atendimento e assistentes digitais em aplicações corporativas – continuarão puxando o crescimento do mercado, com taxas próximas a 30% sobre o ano de 2020.

6. Novo contexto de segurança para aplicações em nuvem

Além das obrigatoriedades exigidas pela LGPD, onde 50% das empresas dizem estar alinhadas com as propostas da lei, 2020 se mostrou como um ano onde a segurança digital foi colocada à prova.

Por isso, se 2021 parte da premissa que as conexões serão o centro da evolução, nada mais inteligente do que evoluir a segurança para aplicações em nuvem e, assim, reduzir os prejuízos decorrentes das vulnerabilidades dos sistemas.

7. Aceleração da transformação das plataformas de gestão em direção à nuvem

Outro cenário bem promissor para 2021 é a aceleração da transformação dos sistemas de gestão para o uso da nuvem. E como é possível imaginar, a massificação do trabalho remoto tem grande relevância nesse contexto.

Mas é claro que esse não é o único motivo. A adaptação das plataformas de gestão para o modelo cloud também vai acontecer pela necessidade, cada vez maior, de adotar a mobilidade como padrão de mercado. Portanto, gestores que estão em movimento não podem ficar presos no escritório para gerenciar seus negócios.

8. Reinvenção do mercado de impressão

E se a palavra da vez é trabalho remoto, nada mais natural do que essa premissa afetar o mercado de impressão, que precisará se reinventar para sobreviver no novo contexto. Assim, fabricantes já estão procurando soluções para esse desafio que surgirá em 2021.

Na prática, a terceirização de impressão é uma grande possibilidade para o ano, além de novos modelos para fluxos de trabalho onde a distância geográfica não surja como um problema tão grande para essa área.

9. Ascensão dos dispositivos inteligentes nas casas

Além de estarem mais em suas casas, devido à pandemia, a melhora na velocidade de conexão também vai possibilitar a adoção em massa dos dispositivos inteligentes nas residências brasileiras.

Assistentes de voz, câmeras, alarmes e controles de portão, luz e temperatura são grandes candidatos à popularização em 2021. Além da comodidade, o acesso a estes dispositivos está cada vez mais simples e viável. Portanto, vamos aguardar.

10. Forte retomada de endpoints (notebooks e tablets)

Se a conectividade e mobilidade são presenças certas em 2021, nada mais lógico do que apostar no aumento de vendas de notebooks e tablets — com base nesse cenário. E o número de vendas, segundo o IDC, pode atingir valores interessantes.

Para os tablets, é prevista uma alta de 24% em 2021, enquanto os notebooks podem acumular um aumento de 9% nas unidades vendidas. Isso mostra o quão relevante será a mobilidade para o ano corrente, devido aos novos desafios que a pandemia e as mecânicas de trabalho precisarão implementar.

Sua empresa está pronta para 2021?

Se você precisa reimaginar o futuro de sua empresa para se adequar às novas tendências que devem dominar o mercado nos próximos anos, entre em contato com nossa equipe!

A Okser está preparada para ajudar sua organização a encontrar as melhores soluções em tecnologia de gestão e explorar o máximo potencial do seu negócio.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista