Como o SAP Business One ajuda na previsão de demanda e planejamento de produção

Empresas do setor manufatureiro precisam lidar com diversos desafios diferentes, principalmente relacionados à previsão de demanda e planejamento de produção, fatores variáveis e que impactam na estratégia de negócios e sucesso contra a concorrência. Afinal, manter a organização competitiva não depende apenas de contar com uma equipe qualificada ou equipamentos de ponta. Exige uma operação integrada e uma ótima estratégia de dados que auxilie na tomada de decisões.

Em uma época na qual a eficiência e agilidade são fundamentais para os fabricantes, uma solução como a SAP Business One pode melhorar significativamente as operações e impulsionar o crescimento, e a plataforma SAP B1 oferece recursos robustos para se tornar um impulsionador de mudanças para o setor.

Otimizado para a indústria manufatureira, a plataforma gerencia processos e recursos de negócios em um único local, melhorando a visibilidade e controle desses processos em tempo real.

Entendendo a previsão de demanda no SAP B1

A previsão de demanda do SAP B1 considera fatores como informações históricas, informações coletadas em tempo real para criar previsões precisas focadas na otimização da operação logística da empresa.

A plataforma coleta e analisa dados sobre as vendas e posição do estoque da empresa durante todo o ciclo de vida da operação. Isso permite acesso a insights sobre tendências e sazonalidades.

Com isso, é possível prever demandas de consumo para os produtos, tornando o processo de planejamento mais viáveis para empresas de qualquer setor. Além disso, o SAP B1 melhora a visibilidade das vendas e níveis de estoque em tempo real e acompanha eventos que impactam na demanda.

Por meio de algoritmos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, as equipes têm acesso a previsões de demanda mais precisas, de curto e longo prazo, tornando as cadeias de suprimentos mais competitivas e efetivas e ajudando a empresa a responder mais rapidamente às mudanças nas condições do mercado.

O SAP Business One também permite uma maior colaboração entre os diversos departamentos da organização, contribuindo para agregar informações de maior qualidade relacionadas ao mercado, campanhas de marketing, estoques, entre outros dados.

Com isso, os usuários obtêm a visibilidade necessária sobre a produção e distribuição e qual o impacto da demanda no planejamento da organização.

O módulo de planejamento de produção em funcionamento

O planejamento da produção é um fator crítico para o sucesso da empresa, pois permite controlar o fluxo de materiais, os processos de produção e alocação de recursos, contribuindo para os produtos serem entregues no prazo correto. O SAP Business One permite, além do planejamento de produção propriamente dito, monitorar indicadores de desempenho, fornecendo uma visão holística e integrada dos processos relacionados à cadeia de suprimentos.

O SAP B1 otimiza fluxos de trabalho, monitora a produção e o estoque em tempo real, rastreia status de pedidos e analisa o desempenho dos fornecedores em um único local. Isso significa maior controle sobre o planejamento de produção, tornando-o mais eficiente e melhorando o processo de decisões para que as ações implementadas garantam maior eficiência por toda a cadeia de suprimentos e demandas especificadas.

Com isso, o SAP Business One integra complementos para o controle e o planejamento de produção, permitindo o planejamento mais eficiente das ações que garantem a eficiência da cadeia de suprimentos e demandas especificadas.

Entre os recursos do módulo de planejamento de produção, podemos destacar o gerenciamento de lista de materiais, ordens de produção, roteamento e gerenciamento de recursos, planejamento de requisitos de materiais, planejamento de capacidade, controle de chão de fábrica, controle de qualidade e a geração de relatórios e análises.

O SAP Business One suporta diversos processos de produção, lidando com estruturas complexas de produtos e gerenciando etapas e componentes envolvidos no processo de produção. Assim, as empresas conseguem tornar suas operações mais racionalizadas, melhorando a eficiência e o controle sobre a produção. Por exemplo, pedidos de venda podem gerar automaticamente ordens de produção.

Como a plataforma SAP Business One aprimora sua produção

As empresas precisam contar com tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência de seus processos e atender as necessidades dos negócios ao mesmo tempo em que essa tecnologia evolui com a organização.

Com o SAP Business One, os fabricantes conquistam acesso a análises descritivas e completas que oferecem uma visão total sobre seus dados históricos. Essa visão torna a compreensão do desempenho, identificação de padrões e previsões mais eficientes, melhorando a tomada de decisões, a eficiência operacional e, consequentemente, a experiência do cliente.

Esses recursos permitem que as empresas identifiquem possíveis problemas, adequando a previsão de demanda e o planejamento de produção ao cronograma de manutenção de máquinas, datas especiais e riscos de interrupção na cadeia de suprimentos. Essa identificação de gargalos e áreas de melhoria também garante respostas proativas e em tempo real, reduzindo paradas não programadas no processo de produção.

Além disso, O SAP B1 otimiza a gestão de estoque, monitorando-o em tempo real, garantindo a reposição automática de produtos, gerenciando lotes e datas de validade, entre outros, garantindo maior eficiência. A plataforma também melhora a comunicação com fornecedores, centralizando o processo de compras, integrando sistemas, gerando alertas e notificações e melhorando a gestão de documentos e os relatórios.

O SAP B1 garante que o planejamento da produção contribua com a manutenção de altos padrões de qualidade na manufatura e que as metas de produção sejam facilmente alcançadas pela melhor alocação de recursos, redução do tempo de inatividade e a certeza que os processos de produção estejam alinhados às metas de negócio.

Como se integra às mais diversas ferramentas em uso pela empresa, a plataforma permite gerenciar pedidos e materiais e gerenciar a força de trabalho, garantindo a alocação de profissionais com as competências corretas no momento em que elas são mais necessárias. Da mesma forma permite controlar o cronograma de manutenção de máquinas e equipamentos, melhorar a visibilidade por toda a cadeia de suprimentos e os processos logísticos, gerenciar o relacionamento com os clientes e preencher a lacuna entre o planejamento da produção e a execução dos processos envolvidos.

Resumindo, o SAP Business One está transformando a indústria e os processos de produção, tornando a tomada de decisões e as operações mais inteligentes.

Se sua empresa está precisando otimizar seus processos de produção e quer entender como os módulos do SAP B1 podem otimizar sua operação, a Okser é especialista em soluções integradas para gestão empresarial e de processos, com comprovação de especialização e competência na implementação do SAP Business One. Garantimos uma gestão otimizada por meio de soluções acessíveis e que se adaptam facilmente às necessidades da sua empresa, tornando rotinas e processos mais confiáveis e eficazes. Conte com a Okser para seu negócio crescer de forma sustentável. Entre em contato e saiba como.

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista