Business Intelligence: Reinventando a gestão estratégica com toques de transformação digital

A transformação digital expõe a necessidade de se adotar ferramentas tecnológicas em busca da sobrevivência no mundo corporativo. O mercado exige das empresas maior preparação para disputarem entre si, o que torna necessário otimizar falhas e agilizar serviços.

Adotar plataformas inteligentes na gestão de negócios significa um passo além para empresas se reinventarem. Utilizar informações em busca de organizar estratégias é um velho conceito, mas que não havia sido explorado profundamente até então.

Business Intelligence é um termo utilizado para definir as plataformas, softwares e práticas empregadas no suporte às decisões estratégicas baseadas em dados. Por meio delas é possível ter o panorama histórico e fazer previsões de mercado, utilizando dados reunidos em sistemas internos ou mineração de dados e análises de tabelas dinâmicas.

A visão corporativa torna-se mais estratégica – os planejamentos orientados pelos dados coletados, processados e analisados – gerando insights importantes (conhecimento mais aprofundado sobre os anseios dos clientes e monitoramento da concorrência).

O BI também auxilia na identificação de ameaças, antecipação de medidas de segurança e, principalmente, oportunidades de negócios. O BI não se trata de uma tecnologia, mas um conceito, muito embora ferramentas, softwares e soluções inovadoras possam compor o processo.

Funções do BI

O Business Intelligence transforma e ressignifica o grande volume de informações relacionado a qualquer tópico de um negócio. Seu principal propósito é agilizar os processos da gestão empresarial, os tornando acessíveis para todos os envolvidos.

O principal objetivo do BI é fazer com que a empresa tome decisões assertivas, tornando possível ao negócio direcionar seu planejamento estratégico através de leituras analíticas de mercado (Qualidade da entrega do produto e/ou serviço, necessidades do cliente e as características principais da concorrência) tendo como resultado um maior desenvolvimento da empresa dentro do mercado competitivo, e principalmente no aspecto financeiro.

De onde surgiu o conceito

O Business Intelligence tradicional surgiu na década de 1960 como um sistema real utilizado para compartilhar informações entre empresas. Com o avanço tecnológico na década de 1980 ele se desenvolveu para um recurso auxiliar na tomada de decisões – algo mais exclusivo e limitado – sem o caráter de serviço que possui hoje.

O Business Intelligence atual se aplica com auxílio de plataformas especializadas que tornam a análise de dados e informações mais ágil e preciso. Garante maior autonomia aos usuários e a segurança de dados, além da flexibilidade, tornando possível a qualquer usuário gerar insights valiosos para o seu negócio.

De acordo com os números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US $19,2 bilhões, crescendo 5,2%, apesar da instabilidade econômica relacionada à pandemia. Olhando para o futuro, espera-se que o crescimento do BI acelere à medida que as empresas se concentram na transformação digital e em maneiras mais inteligentes de utilizar dados para impulsionar negócios.

Como o BI pode favorecer os negócios

O principal objetivo do BI é fazer com que a empresa tome decisões corporativas de modo mais assertivo. Com base em informações — internas e externas — o negócio direciona seu planejamento estratégico de forma pontual, praticamente isento de “tentativa e erro”. Consequentemente, o BI busca promover à empresa o status de “competitiva no mercado”, com diferenciais que a destaquem da concorrência.

Assim, com acesso a uma base de dados e com auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível conhecer melhor cada frente de negócio, a qualidade das entregas, as necessidades dos clientes e as características reais dos seus concorrentes.

Ao trabalhar com planejamento baseado em inteligência assertiva – através de leitura analítica do mercado – O resultado é crescimento e desenvolvimento de um modo geral, mas especialmente financeiro.

Como funciona o business intelligence?

O ponto principal do business intelligence é sua coleta de dados, que agrega novos pontos de vista e aplicações de estratégias, compatível com empresas de diversos portes e segmentos.

Sua composição é dividida em 4 etapas:

1. Coleta

Na fase da coleta de dados é determinado qual tipo de informação é útil para o negócio (investimentos, vendas e custos de produção, por exemplo) e qual o objetivo que se deseja alcançar. Nessa fase é feita uma triagem de dados para a seleção do que é de fato interessante e relevante para o estudo.

Faz-se necessário também coletar dados e histórico de interações com clientes, por meio de redes sociais, sites, SAC, etc. para que seja correspondida a postura da marca em relação à expectativa de seu público.

2. Análise de dados

Uma vez realizada coleta das informações, é hora de definir métricas para interpretá-las. Os dados são organizados, o que facilita sua visualização e comparação. Os relatórios se tornam disponíveis em dashboards para consultas e atualizações sempre que necessário.

3. Compartilhamento

Os relatórios gerados devem ser encaminhados às suas respectivas áreas correspondentes, para que gestores e colaboradores debatam sobre e tomem as melhores decisões.

4. Monitoramento

Os resultados e insights gerados pelo processamento de dados devem conter constante monitoramento e revisão – buscando novas fontes de dados – alinhadas à movimentação do mercado, do público e da própria organização.

Vantagens da implementação do BI nas organizações

Como já vimos anteriormente, toda e qualquer organização pode utilizar os dados para transformar suas operações. Mas, especificamente, quais setores podem se beneficiar do BI?

Todos. Do atendimento à operação, do administrativo ao suporte técnico. O básico que deve ser levado em consideração ao adotar o BI em uma organização é estudar e compreender em quais pilares sua empresa mais necessita direcionamento.

É necessário também estabelecer prioridades dentro dessas necessidades e direcionamentos, por exemplo: Redução de custos, qualidade, aumento de produtividade, benchmarking, otimização de processos, etc.

Uma vez estabelecidas as necessidades/prioridades, é possível encontrar ferramentas específicas que possuam o recurso analítico necessário para a melhoria de processos.

Entre outros benefícios na implantação de BI, é possível apontar:

1. Facilidade na tomada de decisões

Gerar relatórios que facilitem a comparação de dados possibilita a análise de cenários, tornando decisões assertivas e com redução de riscos.

2. Vantagem competitiva

A geração de relatórios facilita a visão de tendências, comportamentos de consumidores e ações de concorrentes, o que torna o planejamento estratégico mais eficaz.

3. Avanço nos processos internos

Uma empresa otimizada e alinhada com uma estratégia de inteligência é capaz de olhar para sua estrutura, localizar erros e oportunidades de melhoria, conquistando melhorias operacionais com impactos em curto prazo.

4. Obtenção de dados sobre o comportamento do consumidor

O BI lhe dá maior poder sobre seus dados armazenados, o que possibilita compreender seu perfil e mapear tendências. Com esse histórico em mãos é possível identificar desafios que cada cliente possui no processo de compra, suas principais dificuldades e dúvidas em relação ao seu produto. Essa correspondência com as necessidades de cada pessoa viabiliza o Customer Experience.

5. Identificar oportunidades

Com o BI, sua empresa se torna capaz de visualizar todo mercado, se destacando perante a concorrência e potencializando resultados.

6. Geração de lucro

Decisões assertivas levam a melhores negócios feitos, e reduz a incidência de erros, gastos desnecessários com retrabalho, erros humanos e turnovers, permitindo uma margem de lucros maior.

7. Prevenção de falhas

Por fim, a adoção de business intelligence serve para melhorar a forma que sua empresa produz em todos os setores. Com a devida análise de entregas e rotinas de produção, é possível agilizar processos e torná-los enxutos, reduzindo falhas.

O que levar em conta ao adotar o BI?

O Business Intelligence é um forte aliado ao converter um volume grande de informações e transformá-lo em vantagens para o desenvolvimento do negócio, encontrar novos nichos de mercado, ampliar as vantagens sobre a concorrência, atender dores do consumidor e adaptar-se com mais facilidade à inconstância do cenário econômico atual.

Antes de estabelecer o BI em seu negócio trazemos algumas diretrizes essenciais:

1. Tenha objetivos organizacionais bem definidos

Traçar quais estratégias são prioritárias para que sua empresa permaneça no mercado competitivo. Estabeleça indicadores-chave de desempenho para alcançar esses objetivos e os tenha como meta em um planejamento estratégico.

2. Escolha uma ferramenta que corresponda às expectativas

Não existe BI efetivo sem uma ferramenta que permita integrar setores, dados, relatórios e demais potenciais analíticos que as necessidades da sua empresa exigem.

3. Mantenha a equipe engajada

A equipe precisa fazer parte do processo de integração. Os mantenha educados sobre o assunto e fale da importância que o fluxo de dados e relatórios detalhados possuem para que o trabalho da equipe como um todo seja executado com primor.

Dentre todas essas diretrizes, escolher a ferramenta adequada ao seu negócio é crucial. As tendências futuras exigem empresas cada vez mais adaptáveis, que respondam com agilidade e eficácia a reformulação constante dos modelos de negócio. Sem o BI essa adaptação é praticamente impossível. Prosseguir executando projetos na base de tentativa e erro torna qualquer planejamento irresponsável.

E se dissermos que integrar inovação, assertividade e flexibilidade ao ERP está a um clique de distância?

O SAP Business One é o sistema definitivo para sua organização, pois trabalha com as principais características e requisitos que trouxemos ao longo desse conteúdo. Recursos completos para PMEs, disponibilidade, personalização, escalabilidade e preço acessível são realidades na plataforma.

Além disso, o Business One conta com muitos outros recursos, já desenvolvidos para o seu negócio. Portanto, se você precisa investir em um ERP, a plataforma SAP certamente vai atender todas as suas necessidades empresariais. Fale com a gente!

Conheça as histórias de sucesso de quem inovou com a gente

Saiba como a Okser ajudou clientes por todo o país a reinventar a forma de gerir seus negócios com a tecnologia do SAP Business One.

Sua empresa está crescendo e novos desafios estão surgindo

Fale com um dos nossos especialistas e saiba como levar a sua gestão a um novo patamar.

Quero falar com um especialista